APU???
Moderadores: Comandante, ATC
-
- Capitão
- Mensagens: 621
- Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am
APU quer dizer "auxiliar power unit" e serve para dar pressão hidraulica e energia ao avião quando esta com os motores desligados. ligasse quando se sai da pista (na aterragem) e desligase quando os motores ligados (na descolagem). espero ter esclarecido
Última edição por Tiger99 em sexta nov 14, 2008 6:04 pm, editado 1 vez no total.
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 25
- Registado: domingo abr 13, 2008 12:00 am
Tenho a ideia que é um dispositivo que possibilita obteres energia electrica para alimentares os comandos básicas para controlar o avião.
Ou seja numa situação em que o avião perde a capacidade de ter energia electrica, tipo os motores avariarem e desligarem, liga-se o apu que no fundo julgo ser uma ventoínha(zinha) que ao rodar fornece uma mínima capacidade de alimentar os sistemas hidraulicos básicos para aterrar o pardal.
Acho que foi assim que à uns anos um avião conseguiu aterrar um avião nas lajes que vinha sem motores à imenso tempo.
Mas vai daí não é nada disto 8)
Ou seja numa situação em que o avião perde a capacidade de ter energia electrica, tipo os motores avariarem e desligarem, liga-se o apu que no fundo julgo ser uma ventoínha(zinha) que ao rodar fornece uma mínima capacidade de alimentar os sistemas hidraulicos básicos para aterrar o pardal.
Acho que foi assim que à uns anos um avião conseguiu aterrar um avião nas lajes que vinha sem motores à imenso tempo.
Mas vai daí não é nada disto 8)
-
- Capitão
- Mensagens: 621
- Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am
exactamente e um dispositivo que da energia electrica a toda a cabine mas o apu nao da potencia ao avião. nao e uma ventoinha mas sim o motor mais pequeno lol. este em caso de emergencia de por exeplo falha de motor ligasse o apu
PS: eu enganei me vou editar o post faltava um des.lol
Bons voos :air:
PS: eu enganei me vou editar o post faltava um des.lol
Bons voos :air:
-
- Capitão
- Mensagens: 2376
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Tiger confirma lá bem esta informação, de ligares o APU quando sais da pista depois da aterragem, quer-me querer que só utilizas o APU enquanto os motores não estão ligados, na fase de Taxi depois da aterragem ainda levas os motores ligados senão não conseguias mover o avião, quando parqueado, com os motores em OFF aí sim voltas a ligar o APU.Era isso que querias dizer?Tiger99 Escreveu:ligasse quando se sai da pista (na aterragem) e desligase quando os motores ligados (na descolagem). espero ter esclarecido
Pelo menos é o que eu penso.
Pedro "Freeman"
-
- Capitão
- Mensagens: 1030
- Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 25
- Registado: domingo abr 13, 2008 12:00 am
-
- Oficial
- Mensagens: 200
- Registado: domingo out 21, 2007 12:00 am
essa ventoinha existe mesmo mas nao é para o caso de ficares sem motores é para o caso de ficares sem energia electrica e a ventoinha ao girar com a força do vento gera energia suficiente para manter funcionalidades electicas importantes como a navegação e rádio a funcionar mesmo sme energia electrica...
-
- Capitão
- Mensagens: 621
- Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am
freeman, o apu so serve para quando os motores estao desligados. mas e apos a aterragem que o apu e ligado. no after landing checklist esta laFreeman Escreveu:Tiger confirma lá bem esta informação, de ligares o APU quando sais da pista depois da aterragem, quer-me querer que só utilizas o APU enquanto os motores não estão ligados, na fase de Taxi depois da aterragem ainda levas os motores ligados senão não conseguias mover o avião, quando parqueado, com os motores em OFF aí sim voltas a ligar o APU.Era isso que querias dizer?Tiger99 Escreveu:ligasse quando se sai da pista (na aterragem) e desligase quando os motores ligados (na descolagem). espero ter esclarecido
Pelo menos é o que eu penso.
Pedro "Freeman"
apu------start
porque se nao pensa o apu demora a ligar se tu ligas quando desligas os motores ficas temporariamente sem energia. posso te confirmar que essa informação esta certa, ate porque ja vi bastantes vezes na realidade este procediemento e ate no checklist after landing confirma a minha informação.
bons voos :air:
-
- Capitão
- Mensagens: 1030
- Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am
-
- Capitão
- Mensagens: 621
- Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am
-
- Capitão
- Mensagens: 1030
- Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am
-
- Capitão
- Mensagens: 621
- Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am
-
- Capitão
- Mensagens: 2376
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
okTiger99 Escreveu:
freeman, o apu so serve para quando os motores estao desligados. mas e apos a aterragem que o apu e ligado. no after landing checklist esta la
apu------start
porque se nao pensa o apu demora a ligar se tu ligas quando desligas os motores ficas temporariamente sem energia. posso te confirmar que essa informação esta certa, ate porque ja vi bastantes vezes na realidade este procediemento e ate no checklist after landing confirma a minha informação.
bons voos :air:
tiger estou esclarecido. Obrigado.