Voar às escuras.. Novo desafio
Moderadores: Comandante, ATC
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Voar às escuras.. Novo desafio
Um desafio para os que começam e querem aprender a voar com ILS
Levantar de FARO e aterrar em LISBOA sem visibilidade.
Por exemplo a 0.4 km.
Ponho aqui em Paineis, porque, como ajuda, dou o painel do Baron 58 'melhorado' com um AP ( incluindo controle de velocidade, PFD e MFD) para facilitar aterragens desde o cockpit.
Todo o voo passo a passo:
De Faro a Lisboa sem visibilidade
Nao esquecer de antes, dar um novo nome à pasta panel original.
E tb ao aircraft.cfg ( se o substituir. Necessário para ter controle de velocidade no AP
O painel em
B58.zip
B58.rar
Bons voos
AF
Levantar de FARO e aterrar em LISBOA sem visibilidade.
Por exemplo a 0.4 km.
Ponho aqui em Paineis, porque, como ajuda, dou o painel do Baron 58 'melhorado' com um AP ( incluindo controle de velocidade, PFD e MFD) para facilitar aterragens desde o cockpit.
Todo o voo passo a passo:
De Faro a Lisboa sem visibilidade
Nao esquecer de antes, dar um novo nome à pasta panel original.
E tb ao aircraft.cfg ( se o substituir. Necessário para ter controle de velocidade no AP
O painel em
B58.zip
B58.rar
Bons voos
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Obrigado Sapien.
Seria bom que os mais entendidos fossem colocando criticas.
Que serão esclarecimentos pois eu salto por cima de muitas regras e é bom que os inciados as tenham presentes por causa dos 'vicios'.
Acho que se pode começar assim. mas é bom ter presente que as regras existem e são MUITO IMPORTANTES.
Imaginem só aterrar em Lisboa ignorando o ATC...
Bons voos.
AF
Seria bom que os mais entendidos fossem colocando criticas.
Que serão esclarecimentos pois eu salto por cima de muitas regras e é bom que os inciados as tenham presentes por causa dos 'vicios'.
Acho que se pode começar assim. mas é bom ter presente que as regras existem e são MUITO IMPORTANTES.
Imaginem só aterrar em Lisboa ignorando o ATC...
Bons voos.
AF
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Excelente explicação dos procedimentos ILS.
Quando tiver tempo farei um tutorial de como fazer um Voo à ALoureiro
Basicamente tento aproximar-me o máximo da realidade, executando tudo como deve ser para garantir um voo seguro.
Com isto não estou a dizer que não é possivel pegar num a320 ou 747 whatever e fazer um voo VFR e aterragens à Rei do Asfalto, pois é possivel.
No entanto eu adoro o rigor dos voos em linha aérea e todos os seus procedimentos, e a simulação dessa forma aproxima-se muito mais do real.
Side note : Pelos vistos muita gente não reparou/não sabe utilizar o ATC em modo free flight e offline e a importância do mesmo(abre-se a janela do arc carregando no Scroll Lock ).
O ATC, entre outras funções, fará com que o avião inbound fique alinhado com a pista, dando "ordens" nesse sentido.
Existem as cartas de aproximação, o botão de procedimentos no GPS ( Aviões default do FS ) e, na realidade, as aproximações definidas no FMC.
No entanto todos estes devices podem servir apenas como visual references dado que é da responsabilidade do ATC "guiar" o avião até ao localizer da pista. Esse guidance é feito de forma horizontal e vertical para poder interceptar o glideslope emitido pelo ILS e assim poder aterrar de forma segura e perfeita.
Com o ils bem configurado existe a possibilidade de deixar a aterragem a cargo do piloto automático ou fazer manualmente tendo como auxilio algumas referências visuais extra.
Explicação dos termos :
ILS : Instrument Landing System, ou em português, aterragem por instrumentos. É um tipo de aterragem que se faz tendo em conta os instrumentos do avião permitindo segurança máxima quando existe visibilidade e garantia de uma boa aterragem quando essa visibilidade não existe ( que é o que se observa no grande exemplo dado pelo afernandes)
ATC : Air Traffic Control. Em termos simples são todos os controladores do espaço aéreo e dividem-se em várias categorias. Por exemplo num dado aeroporto podem-se encontrar os seguinter : Delivery, Ground, Tower e Approach, sendo o approach o responsável pelo alinhamento com a pista que referi anteriormente.
FMC : Basicamente é um computador extremamente fiável e preciso que assegura um voo perfeito.
Contém todos os dados da aeronave em que está instalado, uma base de dados de todas as possiveis rotas que existem no mundo e inúmeras capacidades de análise e controlo da perfomance óptima do avião. É um piloto automático bastante elaborado que, quando bem configurado, pode fazer todo o voo sozinho ( no entanto não é permitido fazê-lo nem ninguém assim o deseja fazer ).
Localizer : É um dos componentes de um ILS e serve para fazer um horizontal guidance do avião. Emite um frequência que se sintoniza no sistema de navegação do avião e que costuma ficar activa a 18 nm (nautical miles) do aeroporto. Em junção com o autopilot ligado e o botão LOC activado garante um perfeito alinhamento horizontal com a pista.
Glideslope : É a descida perfeita que o avião deve executar por forma a aterrar de forma perfeita na pista. Todos os instrumentos de um ILS visam a criação de um glideslope, invisivel paras o olho humano, visivel para os instrumentos de navegação do avião.
Para certas pessoas pode parecer que estou a dar a missa ao papa, e sei que isto é inútil e "been there, done that" para muita gente, no entanto só queria dar umas luzes a quem está a começar por exemplo. Serve de complemento ao excelente trabalho do afernades.
Bons voos
Quando tiver tempo farei um tutorial de como fazer um Voo à ALoureiro
Basicamente tento aproximar-me o máximo da realidade, executando tudo como deve ser para garantir um voo seguro.
Com isto não estou a dizer que não é possivel pegar num a320 ou 747 whatever e fazer um voo VFR e aterragens à Rei do Asfalto, pois é possivel.
No entanto eu adoro o rigor dos voos em linha aérea e todos os seus procedimentos, e a simulação dessa forma aproxima-se muito mais do real.
Side note : Pelos vistos muita gente não reparou/não sabe utilizar o ATC em modo free flight e offline e a importância do mesmo(abre-se a janela do arc carregando no Scroll Lock ).
O ATC, entre outras funções, fará com que o avião inbound fique alinhado com a pista, dando "ordens" nesse sentido.
Existem as cartas de aproximação, o botão de procedimentos no GPS ( Aviões default do FS ) e, na realidade, as aproximações definidas no FMC.
No entanto todos estes devices podem servir apenas como visual references dado que é da responsabilidade do ATC "guiar" o avião até ao localizer da pista. Esse guidance é feito de forma horizontal e vertical para poder interceptar o glideslope emitido pelo ILS e assim poder aterrar de forma segura e perfeita.
Com o ils bem configurado existe a possibilidade de deixar a aterragem a cargo do piloto automático ou fazer manualmente tendo como auxilio algumas referências visuais extra.
Explicação dos termos :
ILS : Instrument Landing System, ou em português, aterragem por instrumentos. É um tipo de aterragem que se faz tendo em conta os instrumentos do avião permitindo segurança máxima quando existe visibilidade e garantia de uma boa aterragem quando essa visibilidade não existe ( que é o que se observa no grande exemplo dado pelo afernandes)
ATC : Air Traffic Control. Em termos simples são todos os controladores do espaço aéreo e dividem-se em várias categorias. Por exemplo num dado aeroporto podem-se encontrar os seguinter : Delivery, Ground, Tower e Approach, sendo o approach o responsável pelo alinhamento com a pista que referi anteriormente.
FMC : Basicamente é um computador extremamente fiável e preciso que assegura um voo perfeito.
Contém todos os dados da aeronave em que está instalado, uma base de dados de todas as possiveis rotas que existem no mundo e inúmeras capacidades de análise e controlo da perfomance óptima do avião. É um piloto automático bastante elaborado que, quando bem configurado, pode fazer todo o voo sozinho ( no entanto não é permitido fazê-lo nem ninguém assim o deseja fazer ).
Localizer : É um dos componentes de um ILS e serve para fazer um horizontal guidance do avião. Emite um frequência que se sintoniza no sistema de navegação do avião e que costuma ficar activa a 18 nm (nautical miles) do aeroporto. Em junção com o autopilot ligado e o botão LOC activado garante um perfeito alinhamento horizontal com a pista.
Glideslope : É a descida perfeita que o avião deve executar por forma a aterrar de forma perfeita na pista. Todos os instrumentos de um ILS visam a criação de um glideslope, invisivel paras o olho humano, visivel para os instrumentos de navegação do avião.
Para certas pessoas pode parecer que estou a dar a missa ao papa, e sei que isto é inútil e "been there, done that" para muita gente, no entanto só queria dar umas luzes a quem está a começar por exemplo. Serve de complemento ao excelente trabalho do afernades.
Bons voos
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Há muitas aproximações ao FS
Mas eu tb creio que essa que falas, ALoureiro, a de seguir os procedimentos tentando o maior realismo, é das mais ricas.
Já agora... Como não sei FMC e nem tenho tempo de momento para o estudar ( Manuais nao me faltam) estou voando com o GPS.
Graças ao FMC_GPS que comprei, descobri que o GPS tb faz as sendas de espera e aterragem nos aeroportos. Os Inbound ou hold.. Nao sei bem os nomes...
A gente escolhe a pista e dá-nos varias alternativas...
Acontece que o ATC começa a mandar-nos para outros lados...
É uma confusão...
E eu tenho tendencia a mandar passear o ATC pois tenho a rota desenhada no GPS e muito bem ...
É só uma comentário.. pois suponho que o danado do ATC não quere saber dos GPS da MS.
AF
Mas eu tb creio que essa que falas, ALoureiro, a de seguir os procedimentos tentando o maior realismo, é das mais ricas.
Já agora... Como não sei FMC e nem tenho tempo de momento para o estudar ( Manuais nao me faltam) estou voando com o GPS.
Graças ao FMC_GPS que comprei, descobri que o GPS tb faz as sendas de espera e aterragem nos aeroportos. Os Inbound ou hold.. Nao sei bem os nomes...
A gente escolhe a pista e dá-nos varias alternativas...
Acontece que o ATC começa a mandar-nos para outros lados...
É uma confusão...
E eu tenho tendencia a mandar passear o ATC pois tenho a rota desenhada no GPS e muito bem ...
É só uma comentário.. pois suponho que o danado do ATC não quere saber dos GPS da MS.
AF
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Aloureiro, dou-te desde ja os meus parabens pela explicação.
Embora tenha umas boas luzes acerca do ILS, é sempre bom haver alguem disposto e com paciencia para explicar as coisas minimamente como se passam na realidade.
Seria da minha opinião colocar um tópico com duvidas e explicações para estes casos, bem como para quem quiser saber tudo acerca da aviação real, ou no proprio FS.
Embora tenha minimos conhecimentos acerca da aviação real, não domino muita coisa ainda, mas tambem concordo com o facto de tentar levar o FS ao maximo realismo possivel. O gosto que se ganha com isso é incomparavel
Abraço e bons vôos :air:
Embora tenha umas boas luzes acerca do ILS, é sempre bom haver alguem disposto e com paciencia para explicar as coisas minimamente como se passam na realidade.
Seria da minha opinião colocar um tópico com duvidas e explicações para estes casos, bem como para quem quiser saber tudo acerca da aviação real, ou no proprio FS.
Embora tenha minimos conhecimentos acerca da aviação real, não domino muita coisa ainda, mas tambem concordo com o facto de tentar levar o FS ao maximo realismo possivel. O gosto que se ganha com isso é incomparavel
Abraço e bons vôos :air:
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Só por curiosidade vou aqui mostrar o aspecto de um localizer
Se forem de Lisboa é muito muito provável que já tenham passado a poucos metros do localizer da pista 03. Para quem vai na segunda circular no sentido Benfica-Gare do Oriente, após ter passado alvalade e o edificio que diz samsung, olhar para a esquerda à medida que se vai aproximando do aeroporto, irão ver o localizer da pista 03. É nesse ponto exacto que os aviões costumam aterrar em Lisboa, aquela famosa passagem por cima da segunda circular. Obviamente quem vem em sentido contrário tem de olhar para a direita assim que se encontra junto ao aeroporto.
Para quem sempre viu aquilo e nunca percebeu o que era, espero ter esclarecido bem
Hoje tentarei fazer um pequeno voo tutorial LPPT-LPPR servindo não só para ensinar como também para mostrar a minha forma de voar.
Abraços e bons landings já que os takeoffs são opcionais
Se forem de Lisboa é muito muito provável que já tenham passado a poucos metros do localizer da pista 03. Para quem vai na segunda circular no sentido Benfica-Gare do Oriente, após ter passado alvalade e o edificio que diz samsung, olhar para a esquerda à medida que se vai aproximando do aeroporto, irão ver o localizer da pista 03. É nesse ponto exacto que os aviões costumam aterrar em Lisboa, aquela famosa passagem por cima da segunda circular. Obviamente quem vem em sentido contrário tem de olhar para a direita assim que se encontra junto ao aeroporto.
Para quem sempre viu aquilo e nunca percebeu o que era, espero ter esclarecido bem
Hoje tentarei fazer um pequeno voo tutorial LPPT-LPPR servindo não só para ensinar como também para mostrar a minha forma de voar.
Abraços e bons landings já que os takeoffs são opcionais
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É verdade...
Tenho visto tantas dessas 'grades' e não sabia o que faziam...
Cá esperamos esse tutorial Lisboa Porto...
Sapien... Não utilizei nada de muito especial...
Fiz as imagens com PrintScreen
Recortei-as com o irfanview que gosto muito
E depois editei-as com um editor ( pode ser o photoshop ou similar)
Para escrever e colocar as setas.
Depois num editor HTM para juntar tudo.
Acontece que antes da minha actual actividade era da informatica e webs.
Por isso tenho muitos recursos neste aspecto.
Na verdade tenho um fantastico que nao usei pois me daria algo mais de trabalho.
É o turboDemo. Este faz slides do que queremos e depois permite colocar sinais, escrever e mesmo gravar som em cima ideal para explicaçoes de cada slide.
[hr]
Mas eu iria falar de 2 programas que me parecem muito bons para os interessados em compartir os seus conhecimentos:
Um é o Fs-Recorder. Grava os voos como FS mas com uma infinidade de opçoes mais. MERECE SER INSTALADO. Podemos até gravar-nos de forma a que as nossas gravaçoes sejam o nosso trafico.
Nunca usei essa hipotes, MAS USO-O MUITO PARA FAZER OS MEUS VIDEOS.
Aviso tb que dá para fazer umas mentiras.
Ex: aterrar em courchevel com um cessna e fazer o video, atarvés da gravação com um A380. É claro que à velocidade do cessna.
Mas... é muito pratico.
[hr]
O outro que ainda estou a descobrir, é um editor de missões. Essa viagem de Lisboa Porto como missão... né?
Ou de LFLE a LFLJ (courchevel seguindo esses VOR que disseste Sapien..)
O primeiro é FREE total e o segundo tem versão free e de pago.
Para missões simples a FREE é mais que suficiente.
[hr]
Editor de Missões
Fs-Recorder
[hr]
Tenho visto tantas dessas 'grades' e não sabia o que faziam...
Cá esperamos esse tutorial Lisboa Porto...
Sapien... Não utilizei nada de muito especial...
Fiz as imagens com PrintScreen
Recortei-as com o irfanview que gosto muito
E depois editei-as com um editor ( pode ser o photoshop ou similar)
Para escrever e colocar as setas.
Depois num editor HTM para juntar tudo.
Acontece que antes da minha actual actividade era da informatica e webs.
Por isso tenho muitos recursos neste aspecto.
Na verdade tenho um fantastico que nao usei pois me daria algo mais de trabalho.
É o turboDemo. Este faz slides do que queremos e depois permite colocar sinais, escrever e mesmo gravar som em cima ideal para explicaçoes de cada slide.
[hr]
Mas eu iria falar de 2 programas que me parecem muito bons para os interessados em compartir os seus conhecimentos:
Um é o Fs-Recorder. Grava os voos como FS mas com uma infinidade de opçoes mais. MERECE SER INSTALADO. Podemos até gravar-nos de forma a que as nossas gravaçoes sejam o nosso trafico.
Nunca usei essa hipotes, MAS USO-O MUITO PARA FAZER OS MEUS VIDEOS.
Aviso tb que dá para fazer umas mentiras.
Ex: aterrar em courchevel com um cessna e fazer o video, atarvés da gravação com um A380. É claro que à velocidade do cessna.
Mas... é muito pratico.
[hr]
O outro que ainda estou a descobrir, é um editor de missões. Essa viagem de Lisboa Porto como missão... né?
Ou de LFLE a LFLJ (courchevel seguindo esses VOR que disseste Sapien..)
O primeiro é FREE total e o segundo tem versão free e de pago.
Para missões simples a FREE é mais que suficiente.
[hr]
Editor de Missões
Fs-Recorder
[hr]
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- Capitão
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- Registado: segunda nov 05, 2007 12:00 am
Boas
O editor de Missões eu já tinha tomado conhecimento da sua existência a partir do site www.airsim.net. Não sei se esta versão free dará para nós nos apercebermo-nos das potencialidades desse programa, mas por acaso pelo que li aguçou-me o apetite. Quanto ao programa para fazer videos, eu uso sempre o FRAPS, que funciona realmente bem. Aliás, todos os meus videos que estão no youtube, ou indo pelo link que podes visitar, no FSP YOUTUBE, foram feitos com este programa. Mas há sempre opções alternativas.
O editor de Missões eu já tinha tomado conhecimento da sua existência a partir do site www.airsim.net. Não sei se esta versão free dará para nós nos apercebermo-nos das potencialidades desse programa, mas por acaso pelo que li aguçou-me o apetite. Quanto ao programa para fazer videos, eu uso sempre o FRAPS, que funciona realmente bem. Aliás, todos os meus videos que estão no youtube, ou indo pelo link que podes visitar, no FSP YOUTUBE, foram feitos com este programa. Mas há sempre opções alternativas.