Visto haver alguns tópicos sobre flightplans onde é detectado que o valor de fuel é insuficiente para o completar, e tendo-me já acontecido esse problema algumas vezes, lembrei-me de criar este tópico onde poderiam ir adicionando os que detectassem de forma a que posteriormente pudessem ser revistos e possivelmente alterados.
Sendo assim começo com:
Flight# FSPV6656
Vôo EHAM -> GCTS
Avião B737-800
Abraços e bons voôs!
Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente
Moderadores: Comandante, ATC
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 143
- Registado: sexta fev 04, 2011 8:16 pm
-
- Administrador
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am
Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente
Boas,
bom tópico
Não me parece que esse voo faltasse fuel, aterras-te com 1418kgs.
Devia ter mais um pouco mas depende de muita coisa e o fuel é tentar poupar ao máximo.
No teu caso houve uns excessos de velocidade que faz aumentar o consumo/h, o cost index também conta e nesse avião é um default não tem cost index, o fator vento também conta imenso.
No airbus A32X aterro normalmente com 3000kgs de fuel que são as reservas.
Basta colocarem o flightnumber para saber o voo, ou o link
bom tópico
Não me parece que esse voo faltasse fuel, aterras-te com 1418kgs.
Devia ter mais um pouco mas depende de muita coisa e o fuel é tentar poupar ao máximo.
No teu caso houve uns excessos de velocidade que faz aumentar o consumo/h, o cost index também conta e nesse avião é um default não tem cost index, o fator vento também conta imenso.
No airbus A32X aterro normalmente com 3000kgs de fuel que são as reservas.
Basta colocarem o flightnumber para saber o voo, ou o link
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 143
- Registado: sexta fev 04, 2011 8:16 pm
Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente
piuozorio tive de adicionar fuel quando ainda estava a cerca de 200 nm do ponto de chegada, daí ter aterrado ainda com esse fuel todo
Nem ia com a velocidade muito próxima do limite de overspeed mas mesmo assim por vezes ultrapassa mas retoma, depois baixei mais um pouco a velocidade de cruzeiro e já não acusou novamente.
Além do flightnumber coloquei mais dados, só por "piada" de forma a saber-se quais os ICAO's e avião
Nem ia com a velocidade muito próxima do limite de overspeed mas mesmo assim por vezes ultrapassa mas retoma, depois baixei mais um pouco a velocidade de cruzeiro e já não acusou novamente.
Além do flightnumber coloquei mais dados, só por "piada" de forma a saber-se quais os ICAO's e avião
-
- Administrador
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am
Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente
Humm
fui comparar com o site http://fuel.aerotexas.com e deu-me o quase o mesmo fuel em KG
Estimated Fuel Usage:.............. 11048 <- EFU -> 04:37
Fuel On Board:..................... 14729 <- FOB -> 06:10
No plano do FSP
TRIP 11001
PLN 14967
Não me parece que tenha sido do lado do site, talvez a velocidade de cruzeiro não tenha sido a mais correccta, no plano está cost index de 4.
8)
fui comparar com o site http://fuel.aerotexas.com e deu-me o quase o mesmo fuel em KG
Estimated Fuel Usage:.............. 11048 <- EFU -> 04:37
Fuel On Board:..................... 14729 <- FOB -> 06:10
No plano do FSP
TRIP 11001
PLN 14967
Não me parece que tenha sido do lado do site, talvez a velocidade de cruzeiro não tenha sido a mais correccta, no plano está cost index de 4.
8)
-
- Capitão
- Mensagens: 551
- Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm
Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente
E não sei se é o caso, mas convém verificar se tens isso em kg's ou lbs
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 143
- Registado: sexta fev 04, 2011 8:16 pm
Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente
Então sendo uma aeronave default, e sem FMGC, como consigo saber qual a velocidade de cruzeiro adequada para o cost index ser 4?piuozorio Escreveu:...talvez a velocidade de cruzeiro não tenha sido a mais correccta, no plano está cost index de 4...
Obrigado pela dica mas está em kg's.Dudu13 Escreveu:E não sei se é o caso, mas convém verificar se tens isso em kg's ou lbs
-
- Administrador
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am
Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente
Boa pergunta!
Cost Index = Cost of Time / Cost of Fuel
Isto é dado e gerado pelo site, custo de toda operação por hora desde custos de katering, seguros, taxas aeroportuarias, etc
Custo do fuel por hora, é também dado pelo site, alguns aeroportos (maior parte USA) tem valores reais.
Não te sei dizer se pode-se calcular a velocidade como estás a perguntar mas sei te dizer que é "ECONOMIC".
Se durante o voo o vento for de cauda é bom porque ajuda caso contrário faz-te consumir muito mais.
Quanto maior for o voo mais baixo vai ser o cost index para poupar e no teu caso com default aos 38000ft naquele voo reduzia para a velocidade mínima desse avião.
Os default não simulam bem, vás cheio ou vazio não sentes o avião pesado e na descolagem e aterragem sente-se a diferença, até no travar nota-se que o default pára logo mesmo pesado.
Cost Index = Cost of Time / Cost of Fuel
Isto é dado e gerado pelo site, custo de toda operação por hora desde custos de katering, seguros, taxas aeroportuarias, etc
Custo do fuel por hora, é também dado pelo site, alguns aeroportos (maior parte USA) tem valores reais.
Não te sei dizer se pode-se calcular a velocidade como estás a perguntar mas sei te dizer que é "ECONOMIC".
Se durante o voo o vento for de cauda é bom porque ajuda caso contrário faz-te consumir muito mais.
Quanto maior for o voo mais baixo vai ser o cost index para poupar e no teu caso com default aos 38000ft naquele voo reduzia para a velocidade mínima desse avião.
Os default não simulam bem, vás cheio ou vazio não sentes o avião pesado e na descolagem e aterragem sente-se a diferença, até no travar nota-se que o default pára logo mesmo pesado.