FMC Ajuda
Moderadores: Comandante, ATC
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FMC Ajuda
Boa noite eu tenho estado a aprender a mexer no fmc vendo tutoriais e lendo manuais que tenho encontrado na internet mas ainda tenho dificuldades em meter as rotas de voo tipo esta: LPFR SID SOTEX UP600 MANIK STAR LPPR esta rota é me dada pelo RouteFinder. como insiro esta rota no fmc alguém tem um tutorial
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- 1º Oficial
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Re: fmc ajuda
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- Capitão
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Re: fmc ajuda
Queres um de imagem a imagem? Se for wilco é na boa, se não for esquece
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Re: fmc ajuda
Se quiseres de 738 estou aqui pra ajudar tmbmDudu13 Escreveu:Queres um de imagem a imagem? Se for wilco é na boa, se não for esquece
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- 1º Oficial
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Re: fmc ajuda
e wilco v1 e v2
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- Capitão
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Re: fmc ajuda
Eu podia ajudar-te, mas tenho dúvidas no que toca ao "SID" e à "STAR". Posso estar a dizer asneira, mas penso que isso quer dizer que é para escolheres o SID e a STAR mais adequada ao vôo, mas não vou estar a fazer tutorial tendo dúvidas e depois sair asneira. Peço desculpa por ontem ter-me oferecido para te ajudar, e hoje já não o fazer
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- Capitão
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Re: fmc ajuda
Viva!
Vou tentar responder aos dois (spitfire e dudu) com ajuda de imagens.
Fiz a preparação do voo com a rota que o spitfire aqui colocou (LPFR-LPPR). Vou partir do principio que há coisas que vocês já sabem fazer e por isso peço desde já desculpa se saltar alguma coisa.
PASSO 1
A imagem em baixo mostra o FMC da WILCO, quando se entra no avião e sem ter qualquer programação feita, para iniciar a preparação do voo, clicamos onde diz FMGC (cor de laranja)
PASSO 2
Depois de clicarem em FMGC preenchem os campos com a partida e o destino (no nosso caso: LPFR/LPPR) fazem Align IRS; inserem o Cost index e a Altitude de cruzeiro (no nosso caso escolhi 30000 ft). Depois disso clicamos no botão F-PLAN e vamos introduzir os pontos da nossa rota. Escrevemos o primeiro SOTEX e clicamos no botão da linha que diz F-PLAN DISCONTINUITY
O ponto seguinte é uma Airway (UP600) neste caso, como já temos o SOTEX na rota, e queremos que ele siga por uma determinada Airway até ao ponto MANIK, clicamos no botão da linha onde está o SOTEX e escrevemos UP600/MANIK clicando de seguida em VIA/GO TO (isto quer dizer que depois de SOTEX ele segue pela Airway UP600 até MANIK.
A rota fica a amarelo até ser confirmada, para isso clicamos onde diz INSERT*.
PASSO 3
Como a rota é pequena já a temos toda introduzida no FMC, o passo seguinte é escolher a SID (Standard Instrument Departure) que o ATC nos deu de acordo com o nosso plano de voo e com a pista em uso.
No nosso caso para preparar a saida, fui à rota e cliquei no inicio em LPFR, depois escolhi a pista 28 para descolar e a SID SOTE6V, uma vez que o SOTEV é um ponto do nosso plano de voo.
Uma vez escolhida a SID é necessário confirmar a sua entrada no plano de voo clicando en INSERT* novamente e são acrescentados ao plano de voo 3 novos pontos.
NOTA: Normalmente a preparação da aproximação depende de piloto para piloto. Eu regra geral não configuro a aproximação nesta fase uma vez que a ela pode ser dada pelo ATC ou mesmo pode haver uma variação dos ventos à chegada que me obrigue a alterar a pista escolhida e a STAR (Standard Terminal Arrival Route). De qualquer maneira a configuração da Aproximação é semelhante à da SID, com a diferença de se escolher o aeroporto de chegada (LPPR), a pista onde se vai aterrar e finalmente a STAR que melhor se adequa (atenção aos pontos repetidos na rota, convem apaga-los)
PASSO 4
Assim o passo seguinte à colocação da SID é introduzir a informação dos FLAPS, Altitude de transição (TRANS ALT), FLEX TO TEMP e confirmar as velocidades (V1, VR E V2). Para isso acedemso ao menu PERF e colocamos 4000 (na imagem está 6000, mas é por engano); seguidamente escrevemos 1/UP1.0 e colocamos onde diz FLAPS/THS, seguidamente damos dois cliques no FLEX TO TEMP para confirmar e finalmente dois cliques nas velocidades.
PASSO 5
Antes de se descolar convem configurar os FLAPS e o TRIM exactamente como se colocaram no FMC. Se bem se lembram no FMC colocámos 1/UP1.0, isso quer dizer que os flaps colocam-se na posição 1 e o trim na posição UP1, como está na imagem.
Atenção que estes valores são meramente explicativos e podem variar conforme o peso da aeronave.
Depois disto tudo é descolar, ligar o Autopilot (AP) e rezar para que corra tudo bem.
No caso de se aterrar no Porto na pista 17, com ILS, depois de configurado o FMC com a STAR, para activarem a Aproximação ILS, clicam nos botões ILS, LOC, APPR, AP2 (por esta ordem).
Boa sorte!
Pedro "Freeman"
Vou tentar responder aos dois (spitfire e dudu) com ajuda de imagens.
Fiz a preparação do voo com a rota que o spitfire aqui colocou (LPFR-LPPR). Vou partir do principio que há coisas que vocês já sabem fazer e por isso peço desde já desculpa se saltar alguma coisa.
PASSO 1
A imagem em baixo mostra o FMC da WILCO, quando se entra no avião e sem ter qualquer programação feita, para iniciar a preparação do voo, clicamos onde diz FMGC (cor de laranja)
PASSO 2
Depois de clicarem em FMGC preenchem os campos com a partida e o destino (no nosso caso: LPFR/LPPR) fazem Align IRS; inserem o Cost index e a Altitude de cruzeiro (no nosso caso escolhi 30000 ft). Depois disso clicamos no botão F-PLAN e vamos introduzir os pontos da nossa rota. Escrevemos o primeiro SOTEX e clicamos no botão da linha que diz F-PLAN DISCONTINUITY
O ponto seguinte é uma Airway (UP600) neste caso, como já temos o SOTEX na rota, e queremos que ele siga por uma determinada Airway até ao ponto MANIK, clicamos no botão da linha onde está o SOTEX e escrevemos UP600/MANIK clicando de seguida em VIA/GO TO (isto quer dizer que depois de SOTEX ele segue pela Airway UP600 até MANIK.
A rota fica a amarelo até ser confirmada, para isso clicamos onde diz INSERT*.
PASSO 3
Como a rota é pequena já a temos toda introduzida no FMC, o passo seguinte é escolher a SID (Standard Instrument Departure) que o ATC nos deu de acordo com o nosso plano de voo e com a pista em uso.
No nosso caso para preparar a saida, fui à rota e cliquei no inicio em LPFR, depois escolhi a pista 28 para descolar e a SID SOTE6V, uma vez que o SOTEV é um ponto do nosso plano de voo.
Uma vez escolhida a SID é necessário confirmar a sua entrada no plano de voo clicando en INSERT* novamente e são acrescentados ao plano de voo 3 novos pontos.
NOTA: Normalmente a preparação da aproximação depende de piloto para piloto. Eu regra geral não configuro a aproximação nesta fase uma vez que a ela pode ser dada pelo ATC ou mesmo pode haver uma variação dos ventos à chegada que me obrigue a alterar a pista escolhida e a STAR (Standard Terminal Arrival Route). De qualquer maneira a configuração da Aproximação é semelhante à da SID, com a diferença de se escolher o aeroporto de chegada (LPPR), a pista onde se vai aterrar e finalmente a STAR que melhor se adequa (atenção aos pontos repetidos na rota, convem apaga-los)
PASSO 4
Assim o passo seguinte à colocação da SID é introduzir a informação dos FLAPS, Altitude de transição (TRANS ALT), FLEX TO TEMP e confirmar as velocidades (V1, VR E V2). Para isso acedemso ao menu PERF e colocamos 4000 (na imagem está 6000, mas é por engano); seguidamente escrevemos 1/UP1.0 e colocamos onde diz FLAPS/THS, seguidamente damos dois cliques no FLEX TO TEMP para confirmar e finalmente dois cliques nas velocidades.
PASSO 5
Antes de se descolar convem configurar os FLAPS e o TRIM exactamente como se colocaram no FMC. Se bem se lembram no FMC colocámos 1/UP1.0, isso quer dizer que os flaps colocam-se na posição 1 e o trim na posição UP1, como está na imagem.
Atenção que estes valores são meramente explicativos e podem variar conforme o peso da aeronave.
Depois disto tudo é descolar, ligar o Autopilot (AP) e rezar para que corra tudo bem.
No caso de se aterrar no Porto na pista 17, com ILS, depois de configurado o FMC com a STAR, para activarem a Aproximação ILS, clicam nos botões ILS, LOC, APPR, AP2 (por esta ordem).
Boa sorte!
Pedro "Freeman"
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- 1º Oficial
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- Registado: segunda dez 20, 2010 12:59 pm
Re: fmc ajuda
obrigado a todo pela ajuda
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- Capitão
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- Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm
Re: fmc ajuda
Também agradeço, obrigado Freeman!
Mais uma vez a aprender com dúvidas dos outros:)
Abraços
Mais uma vez a aprender com dúvidas dos outros:)
Abraços