Curso PPA
Moderadores: Comandante, ATC
-
- Oficial
- Mensagens: 162
- Registado: quinta abr 17, 2008 12:00 am
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 35
- Registado: domingo dez 23, 2007 12:00 am
faceless, antes de mais nada você precisa ter certeza que tem vocação para a carreira de piloto de linha aérea e não um simples interesse. As duas coisas são parecidas mas no fundo são diferentes. O interesse passa com o tempo, a vocação, não. E no futuro, e aí será tarde para mudar, vais verificar qual das duas era real e se a decisão foi certa.
A vida de um piloto de linha aérea é dura. São 8 horas de vôo diárias, podendo se estender até 9 hs (para tripulações simples), na maioria dos países, sem contar os tempos de escala, atrasos, etc. Folgas geralmente uma por semana.
Sugiro ao colega fazer um teste vocacional (não sei se é chamado assim aí em Portugal), mas será um dinheiro bem gasto.
Quanto ao custo de 7 mil euros para PPA (PP aqui no Brasil), está mais ou menos de acordo com os praticados por aqui.
Decida com acerto e felicidades.
A vida de um piloto de linha aérea é dura. São 8 horas de vôo diárias, podendo se estender até 9 hs (para tripulações simples), na maioria dos países, sem contar os tempos de escala, atrasos, etc. Folgas geralmente uma por semana.
Sugiro ao colega fazer um teste vocacional (não sei se é chamado assim aí em Portugal), mas será um dinheiro bem gasto.
Quanto ao custo de 7 mil euros para PPA (PP aqui no Brasil), está mais ou menos de acordo com os praticados por aqui.
Decida com acerto e felicidades.
-
- Oficial
- Mensagens: 162
- Registado: quinta abr 17, 2008 12:00 am
Obrigado Pinatubo pela chamada de atenção e pelos conselhos.
De facto compreendo essa "preocupação" em saber se realmente é vocação ou se é apenas um simples interesse. Mas Acredito que seja mesmo vocação, pois como digo, desde criança que adorava voar e desde esse tempo que me imagino a fazer isso.
Nao faço ideia do que queres dizer com o "teste vocacional", pois julgo que por cá isso nao existe. Mas presumo que seja como a nossa visita a um psicologo, onde nós respondemos a uma serie de perguntas para ver qual a melhor area a seguir.
Pois bem, no meu 9º ano de escolaridade, fiz esse teste e de facto chegamos a conclusão que seria uma area viável para mim. Mas não sei se existe algum teste específico para a aviação...
Sim, eu sei que a vida nisso nao é facil. Temos de estar sempre disponíveis, sem horarios, sem vida propria, mas nao é nada que nao esteja habituado neste momento.
Sou técnico de som, e a minha vida é exactamente assim. Pouco tempo tenho para mim, nunca sei horarios, nem sequer sao fixos, tenho de estar 24h disponivel e ando de um lado para o outro, por isso, nao sao esses aspectos que me fazem confusao.
Mas pelo menos gostaria de tentar.
Como já referi é um sonho, e só morrerei feliz quando souber que pelo menos tentei persegui-lo!
A partir daí, se der resultado ou nao, só a vida o irá dizer...
De facto compreendo essa "preocupação" em saber se realmente é vocação ou se é apenas um simples interesse. Mas Acredito que seja mesmo vocação, pois como digo, desde criança que adorava voar e desde esse tempo que me imagino a fazer isso.
Nao faço ideia do que queres dizer com o "teste vocacional", pois julgo que por cá isso nao existe. Mas presumo que seja como a nossa visita a um psicologo, onde nós respondemos a uma serie de perguntas para ver qual a melhor area a seguir.
Pois bem, no meu 9º ano de escolaridade, fiz esse teste e de facto chegamos a conclusão que seria uma area viável para mim. Mas não sei se existe algum teste específico para a aviação...
Sim, eu sei que a vida nisso nao é facil. Temos de estar sempre disponíveis, sem horarios, sem vida propria, mas nao é nada que nao esteja habituado neste momento.
Sou técnico de som, e a minha vida é exactamente assim. Pouco tempo tenho para mim, nunca sei horarios, nem sequer sao fixos, tenho de estar 24h disponivel e ando de um lado para o outro, por isso, nao sao esses aspectos que me fazem confusao.
Mas pelo menos gostaria de tentar.
Como já referi é um sonho, e só morrerei feliz quando souber que pelo menos tentei persegui-lo!
A partir daí, se der resultado ou nao, só a vida o irá dizer...
-
- Oficial
- Mensagens: 200
- Registado: domingo out 21, 2007 12:00 am
-
- Oficial
- Mensagens: 162
- Registado: quinta abr 17, 2008 12:00 am
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 35
- Registado: domingo dez 23, 2007 12:00 am
Sim é verdade tr4k1n4. Estávamos nos referindo ao 1º curso, que aí em Portugal é PPA e aqui no Brasil é PP (piloto privado).faceless Escreveu:Sim, estamos.
7mil é o curso de PPA (piloto particular).
O PLA (linha aerea), custa mais ou menos isso, de facto.
Pois bem, força nisso. Pode ser que a gente ainda se encontre por aí! Pelo menos faço votos disso, quer dizer que correu bem para os dois
-
- Capitão
- Mensagens: 640
- Registado: segunda nov 05, 2007 12:00 am
Aproveito para dar um site onde é possivel descodificar o código morse, a propósito da assinatura do Pinatubo
http://www.ancruzeiros.pt/ancmorse.html
http://www.ancruzeiros.pt/ancmorse.html
-
- Oficial
- Mensagens: 162
- Registado: quinta abr 17, 2008 12:00 am
Boa sapien!
Aqui está algo muito util, que nunca nos lembramos de postar!
É uma boa maneira de saber, em caso de uma qualquer falha, qual é o aeroporto mais perto de nos!
É dificil decorar, mas com a pratica chega-se la!
Pelo menos, o SOS é algo que toda a gente deve saber. Facil de decorar, facil de escrever, facil de gritar em caso de emergencia
SOS: . . . (S) _ _ _ (O) . . . (S)
Aqui está algo muito util, que nunca nos lembramos de postar!
É uma boa maneira de saber, em caso de uma qualquer falha, qual é o aeroporto mais perto de nos!
É dificil decorar, mas com a pratica chega-se la!
Pelo menos, o SOS é algo que toda a gente deve saber. Facil de decorar, facil de escrever, facil de gritar em caso de emergencia
SOS: . . . (S) _ _ _ (O) . . . (S)
-
- Capitão
- Mensagens: 640
- Registado: segunda nov 05, 2007 12:00 am
Nunca me dediquei a memorizar o código morse, mas inclusivé no FSX, quando se apanha o emissor sintonizado no NDB, é acusado por morse com o código desse emissor. No entanto, como disse nunca memorizei nem confirmei se os códigos batem certo com letras que identificam o emissor.
Já agora, nesse mesmo link vem tambem a sinalização com bandeiras
http://www.ancruzeiros.pt/anchomog.html
Já agora, nesse mesmo link vem tambem a sinalização com bandeiras
http://www.ancruzeiros.pt/anchomog.html
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 35
- Registado: domingo dez 23, 2007 12:00 am
faceless Escreveu:Boa sapien!
Aqui está algo muito util, que nunca nos lembramos de postar!
É uma boa maneira de saber, em caso de uma qualquer falha, qual é o aeroporto mais perto de nos!
É dificil decorar, mas com a pratica chega-se la!
Pelo menos, o SOS é algo que toda a gente deve saber. Facil de decorar, facil de escrever, facil de gritar em caso de emergencia
SOS: . . . (S) _ _ _ (O) . . . (S)
faceless, permita-me uma observação.
O SOS é usado como sinal de pedido de socorro apenas em radiotelegrafia, usando o código MORSE.
Em radiofonia (voz) o código de pedido socorro usado internacionalmente é MAYDAY, repetido três vezes. O termo é originado das palavras francesas venez m'aider, que siginifica numa tradução livre, "venha me ajudar".
Em aviação a frequência internacional usada é 121.5 MHz.
Excetuando as mensagens de emergência, nenhuma outra pode ser transmitida nessa frequência, que deve ser mantida livre.
É comum que aviões em vôo, e obrigatoriamente as estações de ATC mantenham um rádio VHF sintonizado nessa frequência.
Abraços.
-
- Oficial
- Mensagens: 162
- Registado: quinta abr 17, 2008 12:00 am
claro que permito a observação!
Eu falei no SOS porque foi o que me lembrei! Tudo bem que aqui normalmente so se fala de aviação, mas eu falei no SOS pois em outro caso qualquer de emergencia é bom saber esse codigo! nunca se sabe o que se espera por aí fora e dá sempre jeito ter uma informação util!
Quanto ao mayday, sim, eu sei disso. Ja nao me lembrava era da frequencia, mas tambem ja a soube!
mas ainda bem que esclareces isso! Sao sempre informações uteis para por aqui ao dispor do pessoal!
Eu falei no SOS porque foi o que me lembrei! Tudo bem que aqui normalmente so se fala de aviação, mas eu falei no SOS pois em outro caso qualquer de emergencia é bom saber esse codigo! nunca se sabe o que se espera por aí fora e dá sempre jeito ter uma informação util!
Quanto ao mayday, sim, eu sei disso. Ja nao me lembrava era da frequencia, mas tambem ja a soube!
mas ainda bem que esclareces isso! Sao sempre informações uteis para por aqui ao dispor do pessoal!
-
- Capitão
- Mensagens: 981
- Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 90
- Registado: terça dez 25, 2007 12:00 am
Olá,
Aqui no Algarve, mais propriamente no Aero Clube do Algarve, com base no Aeroporto de Faro, o preço do PPA é de 7500€. Aqui há uma boa ajuda que temos de dar entrada de 2500€, ir pagando e o pagamento do curso deverá estar totalmente liquidado antes de efectuar o exame prático.
O PPA é bom para quem quer seguir para PLA "step-by-step", ou apenas para seguir a carreira de piloto mas com "máquinas" pequenas, o que para alguns é suficiente, por exemplo para publicidade aérea, voos panorâmicos ou fotografia aérea.
Para aqueles que querem ser pilotos por lazer, têm a opção de tirar o PPULM, ultraleves, e o preço ronda os 4000€. É claro que com o PPULM o piloto fica mais limitado.
O PLA tirado directo, na Academia Aeronáutica de Évora (AAE) custa 50000€. É muito para pagar de uma só vez!
No Norte não tenho conhecimentos de escolas, mas em Cascais tem boas opções:
-OMNI
-Leávia
-Gestair Flying Academy (Ex. Aerocondor)
-Aerovip
-Aero Club de Portugal
Destas, apenas a OMNI, Leávia e Gestair ministram o curso de PLA.
Atenção que os requisitos para o PLA costumam ser estes:
-Habilitações Literárias Mínimas: Escolaridade Obrigatória
-Idade Mínima: 17 Anos
-Exames Médicos (Classe I) e Psicotécnico.
Desculpem a resposta ser tão extensa, mas penso que está reunida toda a informação necessária para quem estiver realmente interessado em ser piloto. Àqueles que querem passar do piloto virtual para o real, desejo as melhores das felicidades
Aqui no Algarve, mais propriamente no Aero Clube do Algarve, com base no Aeroporto de Faro, o preço do PPA é de 7500€. Aqui há uma boa ajuda que temos de dar entrada de 2500€, ir pagando e o pagamento do curso deverá estar totalmente liquidado antes de efectuar o exame prático.
O PPA é bom para quem quer seguir para PLA "step-by-step", ou apenas para seguir a carreira de piloto mas com "máquinas" pequenas, o que para alguns é suficiente, por exemplo para publicidade aérea, voos panorâmicos ou fotografia aérea.
Para aqueles que querem ser pilotos por lazer, têm a opção de tirar o PPULM, ultraleves, e o preço ronda os 4000€. É claro que com o PPULM o piloto fica mais limitado.
O PLA tirado directo, na Academia Aeronáutica de Évora (AAE) custa 50000€. É muito para pagar de uma só vez!
No Norte não tenho conhecimentos de escolas, mas em Cascais tem boas opções:
-OMNI
-Leávia
-Gestair Flying Academy (Ex. Aerocondor)
-Aerovip
-Aero Club de Portugal
Destas, apenas a OMNI, Leávia e Gestair ministram o curso de PLA.
Atenção que os requisitos para o PLA costumam ser estes:
-Habilitações Literárias Mínimas: Escolaridade Obrigatória
-Idade Mínima: 17 Anos
-Exames Médicos (Classe I) e Psicotécnico.
Desculpem a resposta ser tão extensa, mas penso que está reunida toda a informação necessária para quem estiver realmente interessado em ser piloto. Àqueles que querem passar do piloto virtual para o real, desejo as melhores das felicidades
-
- Oficial
- Mensagens: 162
- Registado: quinta abr 17, 2008 12:00 am
Obrigado rsgomes.
De facto esta semana recebi os informativos todos da gestair para tirar o curso em cascais.
Tenho as informações todas ja reunidas, mas la está, falta o dinheiro e a disponibilidade, pois para o tirar teria de me mudar para cascais, o que significava perder o emprego aqui e ficaria impossibilitado de pagar a prestação do emprestimo para o curso. Normalmente as empresas so te abilitam ao curso se tiveres o emprestimo aprovado (mais um inconveniente a juntar a historia do curso).
Estou a tentar juntar o maximo de dinheiro possivel neste emprego para depois conseguir ir mais descansado para lisboa, mas talvez so daqui a um ano ou dois e de preferencia ja com outro emprego em vista para continuar a alimentar-me e a ter sitio para morar, né!
De resto, quem quiser saber as informações que recebi, podem tanto pedi-las directas no site da gestair ou então terei todo o gosto em enviar por mail para quem estiver interessado
Mas no total, com exames medicos, psico, exames do curso, material necessario, e mais uns quantos etc pra juntar a festa, o curso nunca te fica por menos de 70 ou 80 mil euros
Vamos la ver o que a vida nos reserva. Estou numa fase complicada aqui onde estou, por isso tenho de começar ja a pensar a frente para prevenir surpresas. Mas que nao está facil,garanto que nao...
De facto esta semana recebi os informativos todos da gestair para tirar o curso em cascais.
Tenho as informações todas ja reunidas, mas la está, falta o dinheiro e a disponibilidade, pois para o tirar teria de me mudar para cascais, o que significava perder o emprego aqui e ficaria impossibilitado de pagar a prestação do emprestimo para o curso. Normalmente as empresas so te abilitam ao curso se tiveres o emprestimo aprovado (mais um inconveniente a juntar a historia do curso).
Estou a tentar juntar o maximo de dinheiro possivel neste emprego para depois conseguir ir mais descansado para lisboa, mas talvez so daqui a um ano ou dois e de preferencia ja com outro emprego em vista para continuar a alimentar-me e a ter sitio para morar, né!
De resto, quem quiser saber as informações que recebi, podem tanto pedi-las directas no site da gestair ou então terei todo o gosto em enviar por mail para quem estiver interessado
Mas no total, com exames medicos, psico, exames do curso, material necessario, e mais uns quantos etc pra juntar a festa, o curso nunca te fica por menos de 70 ou 80 mil euros
Vamos la ver o que a vida nos reserva. Estou numa fase complicada aqui onde estou, por isso tenho de começar ja a pensar a frente para prevenir surpresas. Mas que nao está facil,garanto que nao...
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 90
- Registado: terça dez 25, 2007 12:00 am
A falta de dinheiro é problema de todos...
Mas se é isso que queres seguir, luta pelos teus sonhos, seja daqui a dois anos ou vinte, nunca é tarde para concretizar os nossos sonhos, mais vale tarde que nunca.
Um dos problemas também é a mudança de residência. Eu se tirar o PPA, vou para Faro, fica a 20km de onde moro, não é muito. Mas lá está, falta mais os €€€ que disponibilidade.
Já agora, envia-me as informações que recebeste da Gestair, por PM ou email
Mas se é isso que queres seguir, luta pelos teus sonhos, seja daqui a dois anos ou vinte, nunca é tarde para concretizar os nossos sonhos, mais vale tarde que nunca.
Um dos problemas também é a mudança de residência. Eu se tirar o PPA, vou para Faro, fica a 20km de onde moro, não é muito. Mas lá está, falta mais os €€€ que disponibilidade.
Já agora, envia-me as informações que recebeste da Gestair, por PM ou email