Aterrar por VOR
Moderadores: Comandante, ATC
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 9
- Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm
Aterrar por VOR
Boas malta.. Tenho algumas dúvidas em como aterrar por VOR. Desculpem a minha ignorância, pois sei que já postaram sobre este assunto, mas mesmo depois de ler os posts, fico com as mesmas dúvidas.
Então, o que sei é isto:
1º. Temos que recolher algumas informações como: a frequência de VOR/DME da pista (para colocar do rádio (nav) do avião); a frequência do NDB, descobridor automático de direção (ADF), para termos uma noção mais precisa da distância que temos até à pista; o curso da pista, ou o chamado heading.
2º. Meter todos estes valores no lugar certo: Frequencia VOR em NAV, Frequência NDB em ADF e o heading da pista no navegador.
3º. Activar NAV 1, MKR, DME e ADF
4º. Alinhar a linha com o avião que aparecem no navegador.
Pois é, mas nenhuma destas informações eu consigo encontrar no jogo, nem mesmo nas cartas dos aeroportos..
As minha perguntas são:
1º Onde posso encontrar estas informações? É possivel encontrá-las no jogo?
2º Estes passos estao correctos? Falta algum passo importante?
Obrigado
césar
Então, o que sei é isto:
1º. Temos que recolher algumas informações como: a frequência de VOR/DME da pista (para colocar do rádio (nav) do avião); a frequência do NDB, descobridor automático de direção (ADF), para termos uma noção mais precisa da distância que temos até à pista; o curso da pista, ou o chamado heading.
2º. Meter todos estes valores no lugar certo: Frequencia VOR em NAV, Frequência NDB em ADF e o heading da pista no navegador.
3º. Activar NAV 1, MKR, DME e ADF
4º. Alinhar a linha com o avião que aparecem no navegador.
Pois é, mas nenhuma destas informações eu consigo encontrar no jogo, nem mesmo nas cartas dos aeroportos..
As minha perguntas são:
1º Onde posso encontrar estas informações? É possivel encontrá-las no jogo?
2º Estes passos estao correctos? Falta algum passo importante?
Obrigado
césar
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 11
- Registado: segunda jul 04, 2011 2:36 am
Re: Aterrar por VOR
Podes encontrar essas informações no mapa ou nas cartas de aproximação. Boa sorte!
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 9
- Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm
Re: Aterrar por VOR
Qual mapa? Onde encontro as cartas?
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 9
- Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm
Re: Aterrar por VOR
tao maltinha.. bora lá ajudar...
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 11
- Registado: segunda jul 04, 2011 2:36 am
Re: Aterrar por VOR
Ora vamos lá ser mais concretos então...
O mapa a que me referia é o mapa do jogo mesmo. Pode ser acedido no menu em "World..."->"Map...". Depois basta localizar no mapa o aeroporto de destino. Junto à pista devem existir uns pontos a azul e rosa que indicam VORs e ADFs respectivamente.
Aqui o site da flighsimulatorportugal também dá uma grande ajuda.... Se seleccionares em FSX Charts por aeroporto podes consultar toda esta "tralha" e melhor ainda... as cartas de aproximação. Nelas estão explicados os procedimentos para aterrar para cada pista, as direcções e os VORs, etc. O problema será intrepretar as cartas pois ao inicio é muita informação de rajada. Nessa parte o melhor é pedir ajuda mais "profissional" Pessoalmente também me dava jeito aprender mais umas coisas.
Boa sorte,
O mapa a que me referia é o mapa do jogo mesmo. Pode ser acedido no menu em "World..."->"Map...". Depois basta localizar no mapa o aeroporto de destino. Junto à pista devem existir uns pontos a azul e rosa que indicam VORs e ADFs respectivamente.
Aqui o site da flighsimulatorportugal também dá uma grande ajuda.... Se seleccionares em FSX Charts por aeroporto podes consultar toda esta "tralha" e melhor ainda... as cartas de aproximação. Nelas estão explicados os procedimentos para aterrar para cada pista, as direcções e os VORs, etc. O problema será intrepretar as cartas pois ao inicio é muita informação de rajada. Nessa parte o melhor é pedir ajuda mais "profissional" Pessoalmente também me dava jeito aprender mais umas coisas.
Boa sorte,
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 4
- Registado: segunda ago 23, 2010 8:50 pm
Re: Aterrar por VOR
Boas! sabes interceptar uma radial? ler uma carta de aproximação? se não então aconselho-te a estudar um pouco isso, mesmo no próprio fs está lá tudo nas lessons, de qualquer forma posso adiantar que por exemplo o ADF não te dá a distancia para a pista o DME sim, uma aproximação por vor é chamada de não precisão, ajuda-te a chegar ao IAF através de uma navaid(rádio ajuda) que pode ser um NDB, VOR, VOR DME,ETC.. mas depois o resto é feito à "MÃO" e para isso é que precisas saber interpretar as cartas, para conseguires fazer uma descida segura para a pista, respeitando as altitudes, velocidades etc...
encontras na net bons tutoriais acerca disso e em Português também.
encontras na net bons tutoriais acerca disso e em Português também.
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 4
- Registado: segunda ago 23, 2010 8:50 pm
Re: Aterrar por VOR
já agora era para fazer upload de um ficheiro, um bom tutorial de vor dme aproach, só que não consigo é muito grande ,mesmo zipado tem 2 megas e não se pode fazer ups com mais de 1 mega é verdade?? não á volta a dar??
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 9
- Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm
Re: Aterrar por VOR
bem, se calhar convém mesmo eu ir ver com muita atenção.. De facto eu sei que esses pontos existem, mas nunca consigo fazer com que o avião as intersecte sem a ajuda do GPS.. ou seja, se tiver noite ferrada com visibilidade a menos de um quilometro e eu não tiver o GPS simplesmente não consigo aterrar sem ser por ILS. Mas eu vou dar uma olhada com mais atenção também em FSX charts..PrestovaT Escreveu:Ora vamos lá ser mais concretos então...
O mapa a que me referia é o mapa do jogo mesmo. Pode ser acedido no menu em "World..."->"Map...". Depois basta localizar no mapa o aeroporto de destino. Junto à pista devem existir uns pontos a azul e rosa que indicam VORs e ADFs respectivamente.
Aqui o site da flighsimulatorportugal também dá uma grande ajuda.... Se seleccionares em FSX Charts por aeroporto podes consultar toda esta "tralha" e melhor ainda... as cartas de aproximação. Nelas estão explicados os procedimentos para aterrar para cada pista, as direcções e os VORs, etc. O problema será intrepretar as cartas pois ao inicio é muita informação de rajada. Nessa parte o melhor é pedir ajuda mais "profissional" Pessoalmente também me dava jeito aprender mais umas coisas.
Boa sorte,
seminas Escreveu:Boas! sabes interceptar uma radial? ler uma carta de aproximação? se não então aconselho-te a estudar um pouco isso, mesmo no próprio fs está lá tudo nas lessons, de qualquer forma posso adiantar que por exemplo o ADF não te dá a distancia para a pista o DME sim, uma aproximação por vor é chamada de não precisão, ajuda-te a chegar ao IAF através de uma navaid(rádio ajuda) que pode ser um NDB, VOR, VOR DME,ETC.. mas depois o resto é feito à "MÃO" e para isso é que precisas saber interpretar as cartas, para conseguires fazer uma descida segura para a pista, respeitando as altitudes, velocidades etc...
encontras na net bons tutoriais acerca disso e em Português também.
Pois eu sei que isso é importante.. Numa carta de aproximação sei ler alguns valores importantes, talvez os suficientes, mas a questão é que o FSX (o meu jogo) não tem essas cartas com as informações completas dos aeroportos. Interceptar um radial sei fazer bem. O que eu não consigo fazer é meter a aproximação VOR nos aparelhos do avião porque não sei que valores devo meter do aeroporto, pois o meu jogo nao me as fornece ..
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 9
- Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm
Re: Aterrar por VOR
(continuando a responder)
Por exemplo, experimentei pesquisar aqui no site (FSX charters) o aeroporto V C bird, em antiga e barbuda. as informações que obtive foram estas:
Nome: V C Bird Intl
País: Antigua and Barbuda
Cidade: St Johns
Longitude: W61.79278
Latitude: N17.13667
Elevação: 60ft
MaVar: 15
Frequências:
Approach: 118.200 119.100
Ground: 121.900
Tower: 118.200 119.100
07 - Comp: 8992ft Hdg: 058 Tipo: Alcatrão
25 - Comp: 8992ft Hdg: 238 Tipo: Alcatrão
Como podem ver, nenhum desses valores servem para meter em NAV para activar os instrumentos de navegação.
Por exemplo, experimentei pesquisar aqui no site (FSX charters) o aeroporto V C bird, em antiga e barbuda. as informações que obtive foram estas:
Nome: V C Bird Intl
País: Antigua and Barbuda
Cidade: St Johns
Longitude: W61.79278
Latitude: N17.13667
Elevação: 60ft
MaVar: 15
Frequências:
Approach: 118.200 119.100
Ground: 121.900
Tower: 118.200 119.100
07 - Comp: 8992ft Hdg: 058 Tipo: Alcatrão
25 - Comp: 8992ft Hdg: 238 Tipo: Alcatrão
Como podem ver, nenhum desses valores servem para meter em NAV para activar os instrumentos de navegação.
-
- Capitão
- Mensagens: 408
- Registado: sábado fev 13, 2010 9:50 am
Re: Aterrar por VOR
Boas,
As frequencias que puseste servem para o COM1 para contactar com o ATC.
Vamos ao que intressa pegas numa carta aeria - Porto
Entras na pagina 5, a 1 Carta refere-se as Stars da Pista 35 no Porto; nesta carta podes ver PORTO (PRT) com uma Frequência 114.1 essa Frequência inseres no NAV 1 (Refere-se ao VOR DME, Utilizado para a APP a pista 35 do Porto).
Tal como para o Porto tens muitas mais cartas, para outros aeroportos (ILS/VOR DME /ETC)...
As frequencias que puseste servem para o COM1 para contactar com o ATC.
Vamos ao que intressa pegas numa carta aeria - Porto
Entras na pagina 5, a 1 Carta refere-se as Stars da Pista 35 no Porto; nesta carta podes ver PORTO (PRT) com uma Frequência 114.1 essa Frequência inseres no NAV 1 (Refere-se ao VOR DME, Utilizado para a APP a pista 35 do Porto).
Tal como para o Porto tens muitas mais cartas, para outros aeroportos (ILS/VOR DME /ETC)...
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 4
- Registado: segunda ago 23, 2010 8:50 pm
Re: Aterrar por VOR
Boas cesarvicente! então vamos lá pegar na carta que o agv200 colocou aqui e tentar fazer uma breve explicação de como aterrar por vor na pista 35 do Porto,8 pelo menos de como eu faria, pode e de certeza que há lugar para algumas rectificações) em primeiro lugar não tratar o FSX por jogo, mas sim por simulador ! segundo imagina que vens de Lisboa de sul portanto a primeira coisa a fazer é sintonizares a frequência do vor do porto PRT, e identificares através do código morse que efectivamente tens a frequência certa do vor certo! essa frequência está no cabeçalho da carta, assim como outras informações importantes como o final aproach crs (course) que neste caso é 353º , e vamos interceptar a radial 173º inbound, ou seja estamos na radial 173º a caminho do vor, course 353º e queremos estar estabelecidos nessa radial antes de chegarmos a xapim que é o nosso initial aproach fix (iaf) e repara na parte da carta que te dá o perfil vertical da aproximação que esse fixo se encontra a 12 nm do vor por isso é que esta aproximação se chama vor dme, é preciso que a aeronave esteja equipada com o dme( para te poder dar as informações de distancia), e outra informação muito importante é de que quando chegares a xapim a tua altitude minia é de 3000 pés, só depois é que começas a descida, primeiro até aos 1700 pés 5 milhas depois de xapim ou melhor ainda a 7 milhas do vor de xapim para d7 desces um degrau 1300 pés e depois é só seguires um descente angle de 3º direito á pista, podes ver que a carta dá-te num quadrado logo abaixo da imagem as distancias e as altitudes a que deves estar por exe: aos 6nm 1400 pés ; aos 5nm 1100 etc... é só cumprires com isso, e como? com fpm estabilizas por exemplo 750 fpm e depois dependendo de vários factores ou aumentas ou diminuis o teu fpm(feet per minute) para cumprires o estabelecido se chegares a 6nm com 1000 pés diminui etc...
É mais fácil do que parece no entanto convém algum estudo para olhares a carta e retirares tudo aquilo que precisas saber!!! boa aterragem!
( para praticar podes escolher um aeroporto mais perto, não precisas vir de lisboa que é uma seca, muito tempo, em relação ás cartas de aproximação há montes delas na net, é só gogolares!)
É mais fácil do que parece no entanto convém algum estudo para olhares a carta e retirares tudo aquilo que precisas saber!!! boa aterragem!
( para praticar podes escolher um aeroporto mais perto, não precisas vir de lisboa que é uma seca, muito tempo, em relação ás cartas de aproximação há montes delas na net, é só gogolares!)
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 131
- Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm
Re: Aterrar por VOR
Os melhores videos para aprender a voar por VOR
[youtube]j1FmriawJb0[/youtube]
[youtube]YYINYRfc1qk[/youtube]
[youtube]9xIeccy9xpc[/youtube]
[youtube]j1FmriawJb0[/youtube]
[youtube]YYINYRfc1qk[/youtube]
[youtube]9xIeccy9xpc[/youtube]
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 41
- Registado: sexta mai 21, 2010 6:27 pm
Re: Aterrar por VOR
Boas
Como estou também na fase de aprendizagem da leitura das cartas aqui deixo o link de um manual com algumas dicas para quem precise.
http://www.fsim.com.br/ceaero/dow/Tutorial_CApp.pdf
Bons voos
Como estou também na fase de aprendizagem da leitura das cartas aqui deixo o link de um manual com algumas dicas para quem precise.
http://www.fsim.com.br/ceaero/dow/Tutorial_CApp.pdf
Bons voos
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 6
- Registado: segunda mai 20, 2013 5:35 pm
Re: Aterrar por VOR
Ola boa tarde a todos,
Sou um novato no FSX e ainda estou a começar a entender como se processa tudo isto dos voos. Adoro aviões e o FSx é bastante real para quem gosta deste tipo de coisas. Tenho aprendido muitas coisas através de tutoriais do youtube e já consigo fazer pousos em segurança mas é nos aeroportos do brasil, uma vez que os tutorias baseiam-se todos praticamente de guarulhos para o galeão.
O meu problema é o seguinte ao tentar fazer o pouso no aeoporto do Porto (LPPR) vindo de Lisboa (LPPT), con o radio configurado para o ils pista depois de passar ovar oiço o codigo morse do ils do porto, depois um pouco mais à frente aí a umas 16 milhas ao virar a chave de GPS para NAV e carrego em APP, para alinhar com a pista o avião vira à direita e vem em sentido inverso, não alinha com a pista nem faz a aproximação. Gostava que alguém me ajudasse pois gostava de fazer voos em portugal, não sei de tenho bem configurado o ILS no radio e o course, ou se é problema no jogo, já que no aeroporto do galeão brasil com os mesmo procedimentos o avião faz tudo bem a aproximação e o pouso.
Já agora se me pudessem fornecer o ILS e o course das pistas do PORTO, Lisboa e Faro Agardecia para comparar se as que veem no mapa so fsx estão correctas.
Obrigado a todos
Sou um novato no FSX e ainda estou a começar a entender como se processa tudo isto dos voos. Adoro aviões e o FSx é bastante real para quem gosta deste tipo de coisas. Tenho aprendido muitas coisas através de tutoriais do youtube e já consigo fazer pousos em segurança mas é nos aeroportos do brasil, uma vez que os tutorias baseiam-se todos praticamente de guarulhos para o galeão.
O meu problema é o seguinte ao tentar fazer o pouso no aeoporto do Porto (LPPR) vindo de Lisboa (LPPT), con o radio configurado para o ils pista depois de passar ovar oiço o codigo morse do ils do porto, depois um pouco mais à frente aí a umas 16 milhas ao virar a chave de GPS para NAV e carrego em APP, para alinhar com a pista o avião vira à direita e vem em sentido inverso, não alinha com a pista nem faz a aproximação. Gostava que alguém me ajudasse pois gostava de fazer voos em portugal, não sei de tenho bem configurado o ILS no radio e o course, ou se é problema no jogo, já que no aeroporto do galeão brasil com os mesmo procedimentos o avião faz tudo bem a aproximação e o pouso.
Já agora se me pudessem fornecer o ILS e o course das pistas do PORTO, Lisboa e Faro Agardecia para comparar se as que veem no mapa so fsx estão correctas.
Obrigado a todos
-
- Oficial
- Mensagens: 158
- Registado: terça out 16, 2007 12:00 am
Re: Aterrar por VOR
Olá dandarty
não deves estar a colocar a frequencia bem.
tens que por 109.90 em NAV1
o ILS e o course que queres, podes encontrar aqui:
http://www.flightsimulatorportugal.com/fsxcharts.html
mas deixo-te já a papinha feita:
Lisbon
03 - Comp: 12495ft Hdg: 028 Tipo: Alcatrão
ILS - ILI ILS/DME 03 109.100 27nm
21 - Comp: 12495ft Hdg: 208 Tipo: Alcatrão
ILS - ILB CAT III ILS/DME 21 109.500 27nm
17 - Comp: 7906ft Hdg: 168 Tipo: Alcatrão
35 - Comp: 7906ft Hdg: 348 Tipo: Alcatrão
Francisco Sa Carneiro
17 - Comp: 11434ft Hdg: 169 Tipo: Alcatrão
ILS - PR CAT II ILS/DME 17 109.900 27nm
35 - Comp: 11434ft Hdg: 349 Tipo: Alcatrão
Faro
10 - Comp: 8166ft Hdg: 100 Tipo: Alcatrão
28 - Comp: 8166ft Hdg: 280 Tipo: Alcatrão
ILS - IIF ILS/DME 28 109.500 27nm
não deves estar a colocar a frequencia bem.
tens que por 109.90 em NAV1
o ILS e o course que queres, podes encontrar aqui:
http://www.flightsimulatorportugal.com/fsxcharts.html
mas deixo-te já a papinha feita:
Lisbon
03 - Comp: 12495ft Hdg: 028 Tipo: Alcatrão
ILS - ILI ILS/DME 03 109.100 27nm
21 - Comp: 12495ft Hdg: 208 Tipo: Alcatrão
ILS - ILB CAT III ILS/DME 21 109.500 27nm
17 - Comp: 7906ft Hdg: 168 Tipo: Alcatrão
35 - Comp: 7906ft Hdg: 348 Tipo: Alcatrão
Francisco Sa Carneiro
17 - Comp: 11434ft Hdg: 169 Tipo: Alcatrão
ILS - PR CAT II ILS/DME 17 109.900 27nm
35 - Comp: 11434ft Hdg: 349 Tipo: Alcatrão
Faro
10 - Comp: 8166ft Hdg: 100 Tipo: Alcatrão
28 - Comp: 8166ft Hdg: 280 Tipo: Alcatrão
ILS - IIF ILS/DME 28 109.500 27nm