NEWBIE ALERT - Navegação
Moderadores: Comandante, ATC
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 13
- Registado: terça out 07, 2008 12:00 am
NEWBIE ALERT - TRIM
Boa noite. Ora bem, eu ja fiz a maior parte das aulas do FSX até ao ACP ha quase um ano atrás, entretanto parei durante uns meses e voltei agora a jogar. Já lido melhor com o "lag" dos jactos mas uma coisa com a qual ainda não consegui atinar, especialmente quando piloto aviões maiores tais como os bimotores e os jactos é o TRIM. E perco imenso tempo a afinar o TRIM para depois, assim que acabo de o ajustar, ter que fazer alguma curva, subida ou algo assim.
Alguém é capaz de me dar algumas dicas de como "trimmar" um avião destes mais rapidamente sem ter que passar o tempo todo à guerra com o VSI (vertical speed indicator) para conseguir que o avião se mantenha em voo estável?
Desde já obrigado
Alguém é capaz de me dar algumas dicas de como "trimmar" um avião destes mais rapidamente sem ter que passar o tempo todo à guerra com o VSI (vertical speed indicator) para conseguir que o avião se mantenha em voo estável?
Desde já obrigado
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 13
- Registado: terça out 07, 2008 12:00 am
NEWBIE ALERT - Navegação
Bem, uma das coisas que mais gosto no FSX é precisamente o facto de poder navegar por instrumentos, sem ver nada à minha volta, saber exactamente onde estou. Ora, para isso é necessário ir actualizando as coordenadas de cada VOR no nosso rádio.
E é aqui que começam os meus problemas. Eu não consigo perceber quem é que me dá, quando é que eu tomo conhecimento e quais é que são as coordenadas para eu me dirigir a cada VOR. Onde é que é suposto eu saber esses valores?
Cumps
E é aqui que começam os meus problemas. Eu não consigo perceber quem é que me dá, quando é que eu tomo conhecimento e quais é que são as coordenadas para eu me dirigir a cada VOR. Onde é que é suposto eu saber esses valores?
Cumps
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 331
- Registado: domingo out 26, 2008 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
boas tens ai o meu skype para eu te ajudar paulo.bruno99 ate breve
-
- Capitão
- Mensagens: 2376
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Viva
Aproveita um só tópico para colocares as tuas duvidas, senão é só post teus espalhados, quando podes ter tudo concentrado num só.
Em relação á tua duvida dos VOR.
Os VOR, não são "sintonizaveis" através de coordenadas, mas sim por frequências. Cada equipamento VOR tem uma frequência diferente de todas as outras assim como um código morse atribuido que o identifica.
A informação referente à navegação, cabe ao piloto preparar antes de cada voo, daí as tripulações terem briefings pré-flight em que vêm por onde vão passar, confirmando rotas, airways, fixes, VOR, frequencias de ATC e de ajudas rádio. Logo não podes estar á espera que o ATC te diga as frequencias, se bem que o pode fazer.
Para operar com os VOR, tens que colocar a respectiva frequência no painel de frequencias e depois, se estiveres na zona de influência do VOR, há um "manometro" que te indica a direcção em que ele se encontra, assim como a distancia a que estás dele.
Se gostas realmente de voar as cegas, convem mesmo que saibas o que fazer, e se não estás familiarizado com VOR's, aconselho-te primeiro a saberes aterrar e descolar como deve ser.
Tens aí o skype do paulojcbrno que te poderá dar umas dicas.
Pedro "Freeman"
P.S. Como reparaste o teu outro tópico foi bloqueado. Mais uma vez, utiliza apenas um para as tuas duvidas.
Aproveita um só tópico para colocares as tuas duvidas, senão é só post teus espalhados, quando podes ter tudo concentrado num só.
Em relação á tua duvida dos VOR.
Os VOR, não são "sintonizaveis" através de coordenadas, mas sim por frequências. Cada equipamento VOR tem uma frequência diferente de todas as outras assim como um código morse atribuido que o identifica.
A informação referente à navegação, cabe ao piloto preparar antes de cada voo, daí as tripulações terem briefings pré-flight em que vêm por onde vão passar, confirmando rotas, airways, fixes, VOR, frequencias de ATC e de ajudas rádio. Logo não podes estar á espera que o ATC te diga as frequencias, se bem que o pode fazer.
Para operar com os VOR, tens que colocar a respectiva frequência no painel de frequencias e depois, se estiveres na zona de influência do VOR, há um "manometro" que te indica a direcção em que ele se encontra, assim como a distancia a que estás dele.
Se gostas realmente de voar as cegas, convem mesmo que saibas o que fazer, e se não estás familiarizado com VOR's, aconselho-te primeiro a saberes aterrar e descolar como deve ser.
Tens aí o skype do paulojcbrno que te poderá dar umas dicas.
Pedro "Freeman"
P.S. Como reparaste o teu outro tópico foi bloqueado. Mais uma vez, utiliza apenas um para as tuas duvidas.
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 13
- Registado: terça out 07, 2008 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Pedro, antes de mais, peço desculpa. Ainda não estou bem familiarizado com as vossa políticas.
Sobre a navegação, fiquei bastante mais elucidado mas continuo sem saber onde é que tenho sei a frequência para os VOR. Quando crio um "flight plan" no jogo, no final aquilo mostra-me uma grelha com a altitude entre cada VOR, o tempo em que permaneço em cada um, etc. Mas não consigo perceber quais daqueles numeros são as frequências VOR, ou se alguma deles são efectivamente frequências!
Sobre o trimming do avião, alguém é capaz de me dar algumas luzes?
Obrigado e peços desculpa pelos posts
P.S.: Ja instalei o skype mas como tenho uns horários um pouco malucos, posso não conseguir encontrar o paulo. Daí ter postado aqui as minhas duvidas
Sobre a navegação, fiquei bastante mais elucidado mas continuo sem saber onde é que tenho sei a frequência para os VOR. Quando crio um "flight plan" no jogo, no final aquilo mostra-me uma grelha com a altitude entre cada VOR, o tempo em que permaneço em cada um, etc. Mas não consigo perceber quais daqueles numeros são as frequências VOR, ou se alguma deles são efectivamente frequências!
Sobre o trimming do avião, alguém é capaz de me dar algumas luzes?
Obrigado e peços desculpa pelos posts
P.S.: Ja instalei o skype mas como tenho uns horários um pouco malucos, posso não conseguir encontrar o paulo. Daí ter postado aqui as minhas duvidas
-
- Capitão
- Mensagens: 2376
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Não tens que pedir desculpa de nada.
Em relação aos VOR, nessa grelha esterão com quase toda a certeza as frequencias dos VOR. Sem ter aqui á minha frente nenhuma dessas grelhas é complicado para mim ajudar-te, mas os VOR são identificados por três letras, por exemplo, o VOR do Espichel é identificado por ESP (frequencia 112.50), normalmente nessas grelhas aperece ESP (112.50).
Quanto ao trim, esse é sempre um assunto mais complicado, pois o acto de trimmar o avião depende de vários factores, desde o peso do mesmo, condições atmosféricas, ect, no entanto, falando apenas pela minha experiência, quando voo com um avião que não tenha AP (piloto automático) a técnica é ir trimando a subida por forma a que o avião tenha um angulo de ataque constante (ou mais ou menos constante), quando em altitude de cruzeiro, devido ao todos os factores que disse anteriormente, a técnica é ir compensando as subidas e descidas. Já em aproximação o procedimento é o inverso ao da subida. Muito importante é conhecer-se o avião em que se voa, com o tempo o acto de trimar torna-se habito e muito mais simples.
Pedro "Freeman"
Em relação aos VOR, nessa grelha esterão com quase toda a certeza as frequencias dos VOR. Sem ter aqui á minha frente nenhuma dessas grelhas é complicado para mim ajudar-te, mas os VOR são identificados por três letras, por exemplo, o VOR do Espichel é identificado por ESP (frequencia 112.50), normalmente nessas grelhas aperece ESP (112.50).
Quanto ao trim, esse é sempre um assunto mais complicado, pois o acto de trimmar o avião depende de vários factores, desde o peso do mesmo, condições atmosféricas, ect, no entanto, falando apenas pela minha experiência, quando voo com um avião que não tenha AP (piloto automático) a técnica é ir trimando a subida por forma a que o avião tenha um angulo de ataque constante (ou mais ou menos constante), quando em altitude de cruzeiro, devido ao todos os factores que disse anteriormente, a técnica é ir compensando as subidas e descidas. Já em aproximação o procedimento é o inverso ao da subida. Muito importante é conhecer-se o avião em que se voa, com o tempo o acto de trimar torna-se habito e muito mais simples.
Pedro "Freeman"
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 13
- Registado: terça out 07, 2008 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Hum... Sim, concordo que o que deva faltar seja prática. Pensei que existisse alguma técnica que me pudesse estar a falhar. De qualquer forma, vcs falaram no caso de aviões não terem piloto automático (PA). Se o avião tiver piloto automático, como é que eu faço para a subida? Digo que quero navegar na altitude x, à velocidade y e para as coordenadas z? E o PA, faz logo a subida automáticamente sem ter que me preocupar com mais nada?
É que, nas primeiras aulas do FSX, eles diziam para não trimmar o avião nas subidas, apenas fazendo-o nas descidas para as aterragens! =/
É que, nas primeiras aulas do FSX, eles diziam para não trimmar o avião nas subidas, apenas fazendo-o nas descidas para as aterragens! =/
-
- Capitão
- Mensagens: 2376
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Se o avião tiver AP tens que especificar qual a Vertical Speed que queres, isso não é mais do que trimar o avião de forma "automática" sem teres que compensar. Quanto às "coordenadas tens que saber qual o Heading (rumo) entro o ponto onde estás e o ponto para onde queres ir e tens que colocar esse heading no avião, tendo que, posteriormente, activar o modo de navegação por Heading. Quanto á velocidade se for um avião a helice default do FSX, julgo que só controlas a velocidade pela posição do trotle, ou seja, manualmente.Stieglitz Escreveu: Se o avião tiver piloto automático, como é que eu faço para a subida? Digo que quero navegar na altitude x, à velocidade y e para as coordenadas z? E o PA, faz logo a subida automáticamente sem ter que me preocupar com mais nada?
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 13
- Registado: terça out 07, 2008 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Bons dias!
Uma vez que estou no trabalho, não dá para eu ir ao skype chatear o pessoal com duvidas. Assim sendo, vou expô-las aqui.
Ora, quando inicialmente me ensinaram a usar o AP atravéz de GPS, passei finalmente, a conseguir aterrar jactos. De tal forma que o meu primeiro touchdown aqui no site foi de -300 o que, considero bastante bom. No momento da aterragem selecionava o "Select Approach", escolhia a pista que me era indicada pelo ATC e, quando me fosse fazer à pista, selecionava o "Activate Approach". Tudo funcionava bem.
Ao fim de um par de vôos, não percebo o que passei a fazer de mal. O avião alinhava-se com a pista, eu começava as manobras descendentes para aterrar mas, assim que este passava o ultimo "waypoint" mesmo em frente à pista, começava a fazer um padrão de espera. Da mesma forma que o AP faz quando chega ao waypoint de destino e ñ tem mais instruções. A partir desse momento, eu era obrigado a, basicamente, desligar todo o AP e fazer a aterragem de forma totalmente manual. O que, para a minha experiência, resulta em touchdowns de -800.
Ja me falaram em ver a frequência de ISL e aterrar dessa forma. Mas não consegui descobrir, no simulador, onde é que está essa informação.
Hoje tenho 2 vôos reservados a partir das 17h30, acham que me conseguem ajudar a tempo de conseguir aterrar como deve ser nos vôos que vou fzr hj?
Desde já obrigado.
Cumps
Uma vez que estou no trabalho, não dá para eu ir ao skype chatear o pessoal com duvidas. Assim sendo, vou expô-las aqui.
Ora, quando inicialmente me ensinaram a usar o AP atravéz de GPS, passei finalmente, a conseguir aterrar jactos. De tal forma que o meu primeiro touchdown aqui no site foi de -300 o que, considero bastante bom. No momento da aterragem selecionava o "Select Approach", escolhia a pista que me era indicada pelo ATC e, quando me fosse fazer à pista, selecionava o "Activate Approach". Tudo funcionava bem.
Ao fim de um par de vôos, não percebo o que passei a fazer de mal. O avião alinhava-se com a pista, eu começava as manobras descendentes para aterrar mas, assim que este passava o ultimo "waypoint" mesmo em frente à pista, começava a fazer um padrão de espera. Da mesma forma que o AP faz quando chega ao waypoint de destino e ñ tem mais instruções. A partir desse momento, eu era obrigado a, basicamente, desligar todo o AP e fazer a aterragem de forma totalmente manual. O que, para a minha experiência, resulta em touchdowns de -800.
Ja me falaram em ver a frequência de ISL e aterrar dessa forma. Mas não consegui descobrir, no simulador, onde é que está essa informação.
Hoje tenho 2 vôos reservados a partir das 17h30, acham que me conseguem ajudar a tempo de conseguir aterrar como deve ser nos vôos que vou fzr hj?
Desde já obrigado.
Cumps
-
- Administrador
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Boas,
vou tentar ajudar, existe uns tutoriais de GPS muito bons feitos pelo pessoal FSP.
http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... %20GPS.pdf
http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... f=20&t=692
O ILS podes ver nas cartas de navegação ou podes ver no mapa do FSX, tens o exemplo da 3ª imagem do 1º link.
Pegando nessa imagem a frequência do ILS é 109.90 que se mete em nav1(rádio) e o course é 174, o "course" está ao lado do altitude/speed/heading.
Resumindo, se ainda me lembro, fazia o voo em GPS e umas milhas antes de chegar ao aeroporto activava o approach(no gps) e o avião começa à procura do alinhamento à pista escolhida.
Entretanto começava a colocar o course e a freq de ILS, e a umas milhaszitas do aeroporto desactivava o GPS no botão GPS/NAV para NAV, colocava o heading para manter o avião em frente(já +- alinhado), quando ouvires os bips bips(apanhou o ILS) clicas em APP.
A partir daí só precisas de controlar a velocidade e flaps, o avião faz a descida e alinhamento sozinho mas para isso tens de estar a uma certa altitude no caso de lisboa costumava estar aos 2800/3000 pés para o ILS funcionar.
Acho que é mais ou menos isso pois já deixei o GPS de lado, agora é só FMC
vou tentar ajudar, existe uns tutoriais de GPS muito bons feitos pelo pessoal FSP.
http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... %20GPS.pdf
http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... f=20&t=692
O ILS podes ver nas cartas de navegação ou podes ver no mapa do FSX, tens o exemplo da 3ª imagem do 1º link.
Pegando nessa imagem a frequência do ILS é 109.90 que se mete em nav1(rádio) e o course é 174, o "course" está ao lado do altitude/speed/heading.
Resumindo, se ainda me lembro, fazia o voo em GPS e umas milhas antes de chegar ao aeroporto activava o approach(no gps) e o avião começa à procura do alinhamento à pista escolhida.
Entretanto começava a colocar o course e a freq de ILS, e a umas milhaszitas do aeroporto desactivava o GPS no botão GPS/NAV para NAV, colocava o heading para manter o avião em frente(já +- alinhado), quando ouvires os bips bips(apanhou o ILS) clicas em APP.
A partir daí só precisas de controlar a velocidade e flaps, o avião faz a descida e alinhamento sozinho mas para isso tens de estar a uma certa altitude no caso de lisboa costumava estar aos 2800/3000 pés para o ILS funcionar.
Acho que é mais ou menos isso pois já deixei o GPS de lado, agora é só FMC
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 13
- Registado: terça out 07, 2008 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Hum... Pois, o que me está a fazer confusão é que, estou aqui a ver o tutorial que me disseste, e qd eu vôo, não faço metade das comunicações com os aeroportos. Eles nunca me fazem referência a altitudes e afins. =\
-
- Administrador
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Para o ATC dar orientações tens de fazer voo IFR, vais a free flight->flight planner escolhes IFR, escolhe low ou high altitude airways e depois find route, ai metes a altitude que queres(se for voo FSP metes a altitude do plano reservado).
Com isto o teu GPS fica com a rota traçada e quando tiveres na gate contactas a torre e pedes permissão para fazer voo IFR... quando levantares o ATC pede para contactar este/aquele/outro/vira/sobe/desce e ajuda-te a alinhar com a pista activa dada pelo ATC.
Com isto o teu GPS fica com a rota traçada e quando tiveres na gate contactas a torre e pedes permissão para fazer voo IFR... quando levantares o ATC pede para contactar este/aquele/outro/vira/sobe/desce e ajuda-te a alinhar com a pista activa dada pelo ATC.
-
- Administrador
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Esqueci de dizer que assim tens de voar por Heading e não por GPS
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 13
- Registado: terça out 07, 2008 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Ok, até aqui tudo bem. Vou tentar experimentar fazer isso.
No entanto, o que ainda me continua a fazer confusão é o porquê de eu ter conseguido fazer um bom vôo no meu primeiro log quando (ao que me lembro) fiz tudo igual aos logs seguntes em vôo directo por GPS. Isso é que me faz espécie não consigo compreender o que é que mudou. Porque é que antes conseguia e agr não consigo!
No entanto, o que ainda me continua a fazer confusão é o porquê de eu ter conseguido fazer um bom vôo no meu primeiro log quando (ao que me lembro) fiz tudo igual aos logs seguntes em vôo directo por GPS. Isso é que me faz espécie não consigo compreender o que é que mudou. Porque é que antes conseguia e agr não consigo!
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 13
- Registado: terça out 07, 2008 12:00 am
Re: NEWBIE ALERT - Navegação
Opah, estou completamente fdd!!!!!! 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455()
Já, pela 7ª vez ou algo do género que não consigo levar a m$&@# de um vôo até ao fim! Ou é pq a porcaria do PC encrava, ou é pq me espeto algures ou é porque perco o c@$&#º da navegação IFR e, quando faço um pedido para criar uma nova navegação IFR, aquilo leva-me a porcaria do avião para o aeroporto de partida novamente! Começo a ficar realmente farto desta porcaria!!! 4455() 4455() 4455() 4455()
Como é que eu consigo criar um novo flight plan sem ter que começar o vôo todo do inicio? Ou, mesmo na realidade, não é possível criar um plano de vôo e pleno ar?
Desculpem-me a forma como estou a escrever mas é que, ontem à noite perdi um vôo que ja durava ha quase 2 horas, quando me encontrava alinhado com a pista para aterrar pq o jogo crashou (ou melhor, fiquei com o ecrã a preto apesar de conseguir ouvir e poder mexer nos comandos) e hoje, recebo um telefonema a meio do vôo, sou obrigado a baixar o volume do PC e não me apercebi que não obedeci a uma ordem do ATC o que resultou um cancelamento do acompanhamento da rota. Ao tentar criar um novo flightplan, fui parar ao aeroporto de partida. 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() !!!!!!!!!!!!!!!! FODASSE !!!!!!!!!!!!!!!! 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455()
Já, pela 7ª vez ou algo do género que não consigo levar a m$&@# de um vôo até ao fim! Ou é pq a porcaria do PC encrava, ou é pq me espeto algures ou é porque perco o c@$&#º da navegação IFR e, quando faço um pedido para criar uma nova navegação IFR, aquilo leva-me a porcaria do avião para o aeroporto de partida novamente! Começo a ficar realmente farto desta porcaria!!! 4455() 4455() 4455() 4455()
Como é que eu consigo criar um novo flight plan sem ter que começar o vôo todo do inicio? Ou, mesmo na realidade, não é possível criar um plano de vôo e pleno ar?
Desculpem-me a forma como estou a escrever mas é que, ontem à noite perdi um vôo que ja durava ha quase 2 horas, quando me encontrava alinhado com a pista para aterrar pq o jogo crashou (ou melhor, fiquei com o ecrã a preto apesar de conseguir ouvir e poder mexer nos comandos) e hoje, recebo um telefonema a meio do vôo, sou obrigado a baixar o volume do PC e não me apercebi que não obedeci a uma ordem do ATC o que resultou um cancelamento do acompanhamento da rota. Ao tentar criar um novo flightplan, fui parar ao aeroporto de partida. 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() !!!!!!!!!!!!!!!! FODASSE !!!!!!!!!!!!!!!! 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455() 4455()