Limite do overspeed
Moderadores: Comandante, ATC
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Re: Limite do overspeed
loooooool
Essa do A320E parece muito interessante
abraço
Essa do A320E parece muito interessante
abraço
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- 1º Oficial
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Re: Limite do overspeed
Bem, não pensei vir a gerar uma discussão tão acesa sobre este assunto. Mas está a ser interessante pois já demonstrou que eu estava errado e no que é que eu estava errado.
Obrigado a todos pelas respostas e pela transmissão de conhecimento.
Obrigado a todos pelas respostas e pela transmissão de conhecimento.
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- Capitão
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Re: Limite do overspeed
kilhao Escreveu:Exacto... é isso mesmo. Se a Ground Speed for muito elevada, ainda que voemos a uma IAS ou MACH baixa, o alarme irá soar e corre-se o risco do AIRCRAFT OVERSTRESSED...
Relativamente aos 340 KIAS é normal, pelo menos no meu caso, que soe o alarme se voar até um FL260. Para cima disso, por exemplo, a FL310, com o default B737-400 (FS9 lol) o limite de velocidade deve andar por volta dos 300 e qualquer coisa KIAS... É muito relativo.
Mas uma coisa é certa. Em situação alguma, esteja a 5 000 pés ou a 40 000 pés a velocidade indicada no PFD do A320 atinge os 450knts. Nunca. Esses 450knts da velocidade cruzeiro referem-se à TAS, que é um valor que, dependendo dos ventos, pode ser semelhante à GS. Estes dados vem o ND...
Outra coisa. IAS é indicated airspeed. TAS é true airspeed. A IAS pode andar muito longe da velocidade verdadeira devido aos ventos e à altitude.
Espero ter ajudado
Abraço
Bons voos
Há outra secção no aircraft.cfg que diz: "max mach". Isso mostra o overspeed quando um certo valor é atingido...
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Re: Limite do overspeed
Boas pessoal,
Estive ler o tópico e todas as opiniões e queria saber qual a conclusão?
A melhor maneira de ver a velocidade real é ver a que está a ser indicada no PDF e na que está no GPS e fazer um crosscheck das duas?
Estive ler o tópico e todas as opiniões e queria saber qual a conclusão?
A melhor maneira de ver a velocidade real é ver a que está a ser indicada no PDF e na que está no GPS e fazer um crosscheck das duas?
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Re: Limite do overspeed
Para veres a velocidade REAL é ver o Ground Speed. Mas em voo, eu presto sempre atenção aos IAs, ou ao MACH.
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- 1º Oficial
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Re: Limite do overspeed
Olá
Eu sei que este tópico, já está um pouco "apagado", mas encontrei um gráfico que explica muito bem o efeito da altitude nos KIAS e MACH nos Aribus.
Eu sei que este tópico, já está um pouco "apagado", mas encontrei um gráfico que explica muito bem o efeito da altitude nos KIAS e MACH nos Aribus.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
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- Capitão
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Re: Limite do overspeed
Lembrei-me agora de escrever aqui uma coisa que acho importante na compreensão das velocidades num avião.
Antes de mais é preciso saber que,e nem todos sabem atenção, para voar é preciso um fluxo de ar sobre as asas.
Porque é que num avião aparece indicado o Indicated Air Speed?Não teria mais lógica o Ground speed para saber a velocidade com que nos deslocamos na realidade?
A resposta é não e é fácil de explicar, um piloto tem mais necessidade saber a velocidade relativa ao ar por razões de segurança.
O fluxo de ar de que falei à bocado é óbvio que tem de ser captado pela frente da asa, o bordo de ataque.Quanto maior esse fluxo maior a sustentação.
Imaginemos que estávamos no avião e tinhamos ventos de frente na ordem dos 70 knots(estamos num cessna mas o principio é igual para todos os aviões), embora tivesse-mos uma ground speed de 0 knots tinhamos uma leitura de 70Kias uma vez que esse fluxo de ar na asa é que interessa na teoria do voo.
Se tirássemos os travões provavelmente o avião começaria a andar para trás mas antes de deixarmos que isso acontecesse acelerariamos e veríamos que em poucos metros o avião estaria no ar uma vez que o fluxo de ar existente já é suficiente para levantar o avião.Provavelmente ficariam a pairar sobre a pista e achariam que era impossivel estarem parados no meio do ar e com uma leitura de 70KIAS!
Tudo isto podem experimentar no simulador. Basta porem alguns ventos de frente para a pista onde estão, baixarem os flaps 1 ou 2 niveis e fazerem aquilo que eu acabei de explicar!É deveras engraçado ver um avião suspenso no meio do ar!
Abraço A todos!!
João António Figueiredo
Antes de mais é preciso saber que,e nem todos sabem atenção, para voar é preciso um fluxo de ar sobre as asas.
Porque é que num avião aparece indicado o Indicated Air Speed?Não teria mais lógica o Ground speed para saber a velocidade com que nos deslocamos na realidade?
A resposta é não e é fácil de explicar, um piloto tem mais necessidade saber a velocidade relativa ao ar por razões de segurança.
O fluxo de ar de que falei à bocado é óbvio que tem de ser captado pela frente da asa, o bordo de ataque.Quanto maior esse fluxo maior a sustentação.
Imaginemos que estávamos no avião e tinhamos ventos de frente na ordem dos 70 knots(estamos num cessna mas o principio é igual para todos os aviões), embora tivesse-mos uma ground speed de 0 knots tinhamos uma leitura de 70Kias uma vez que esse fluxo de ar na asa é que interessa na teoria do voo.
Se tirássemos os travões provavelmente o avião começaria a andar para trás mas antes de deixarmos que isso acontecesse acelerariamos e veríamos que em poucos metros o avião estaria no ar uma vez que o fluxo de ar existente já é suficiente para levantar o avião.Provavelmente ficariam a pairar sobre a pista e achariam que era impossivel estarem parados no meio do ar e com uma leitura de 70KIAS!
Tudo isto podem experimentar no simulador. Basta porem alguns ventos de frente para a pista onde estão, baixarem os flaps 1 ou 2 niveis e fazerem aquilo que eu acabei de explicar!É deveras engraçado ver um avião suspenso no meio do ar!
Abraço A todos!!
João António Figueiredo
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- 2º Oficial
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Re: Limite do overspeed
Então a rarefacção do ar dificulta e ajuda o avião ao mesmo tempo.
Dificulta pois deixa de ter tanta sustentação
E facilita porque existe menos partículas logo menos resistência logo menos combustível é gasto.
não sei se é assim, mas é o que tem lógica.
Dificulta pois deixa de ter tanta sustentação
E facilita porque existe menos partículas logo menos resistência logo menos combustível é gasto.
não sei se é assim, mas é o que tem lógica.
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- Capitão
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Re: Limite do overspeed
O que dizes é verdade, mas é impraticável. Uma vez que se não houver ar não há sustentação logo não existe voo nem atrito/resistência do ar.
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- 1º Oficial
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Re: Limite do overspeed
Interessante essa... Obrigado!
abraço
abraço
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- Capitão
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