Limite do overspeed
Moderadores: Comandante, ATC
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 128
- Registado: terça nov 18, 2008 12:00 am
Limite do overspeed
Olá a todos,
Venho perguntar-vos se há forma de alterar o valor do limite do overspeed no FSX?
Sendo a velocidade de cruzeiro de um airbus A320 de .78 Mach (aproxidamente 468 KIAS), não acho bem o FSX aos 340 KIAS começar a emitir os avisos de overspeed e terminar a simulação.
Obrigado a todos
cpereira
Venho perguntar-vos se há forma de alterar o valor do limite do overspeed no FSX?
Sendo a velocidade de cruzeiro de um airbus A320 de .78 Mach (aproxidamente 468 KIAS), não acho bem o FSX aos 340 KIAS começar a emitir os avisos de overspeed e terminar a simulação.
Obrigado a todos
cpereira
-
- Capitão
- Mensagens: 981
- Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am
Re: Limite do overspeed
Esse limite não tem a ver com o FSX. Podes alterá-lo no ficheiro aircraft.cfg do avião na secção que diz:
[Reference Speeds]
flaps_up_stall_speed=140.00
full_flaps_stall_speed=140.00
cruise_speed=mach 3.0 //470 knots indicated at 70,000 ft.
max_indicated_speed=2000.00 <- Altera de modo a corresponder à velocidade máxima que queres (nós)
max_mach=4.70
max_level_speed=mach 4.00 //at 48,000 ft.
[Reference Speeds]
flaps_up_stall_speed=140.00
full_flaps_stall_speed=140.00
cruise_speed=mach 3.0 //470 knots indicated at 70,000 ft.
max_indicated_speed=2000.00 <- Altera de modo a corresponder à velocidade máxima que queres (nós)
max_mach=4.70
max_level_speed=mach 4.00 //at 48,000 ft.
-
- Capitão
- Mensagens: 433
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Re: Limite do overspeed
Olá,cpereira Escreveu:Olá a todos,
Venho perguntar-vos se há forma de alterar o valor do limite do overspeed no FSX?
Sendo a velocidade de cruzeiro de um airbus A320 de .78 Mach (aproxidamente 468 KIAS), não acho bem o FSX aos 340 KIAS começar a emitir os avisos de overspeed e terminar a simulação.
Obrigado a todos
cpereira
vai me desculpar mas acho que isso nao tem qualquer fundamento. Pois isto é o Flight simulator = voo simulado e no real isso é mesmo assim. à medida que se vai subindo o FL o mach pode continuar .78 e no entanto estar a 260/270 KIAS. isso nao tem nada haver. pois o importante aqui é o GS (Ground speed), pelo que nao acho correcto estar a alterar isso no fs.
É a minha opiniao.
-
- Capitão
- Mensagens: 981
- Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am
Re: Limite do overspeed
snake, não é o fsx que controla isso... tu podes por como overspeed de um B747 5000 nós que o alarme só aparece a essa velocidade... Metade dos freewares têm esse problema porque ninguém se lembra de alterar... Já vi um SR-71 a mostrar o overspeed a 150 nós...
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 128
- Registado: terça nov 18, 2008 12:00 am
Re: Limite do overspeed
Obrigado Aviator_1, já vou ter com que me entreter no fim de semana.Aviator_1 Escreveu:Esse limite não tem a ver com o FSX. Podes alterá-lo no ficheiro aircraft.cfg do avião na secção que diz:
[Reference Speeds]
flaps_up_stall_speed=140.00
full_flaps_stall_speed=140.00
cruise_speed=mach 3.0 //470 knots indicated at 70,000 ft.
max_indicated_speed=2000.00 <- Altera de modo a corresponder à velocidade máxima que queres (nós)
max_mach=4.70
max_level_speed=mach 4.00 //at 48,000 ft.
Pois, talvez tenha razão quando afirma que 0.78 pode ser variável. Mas agora abstendo-nos desse factor, pensando só em KIAS, no FSX todos os aviões de pequeno/médio curso que tenho pilotado dão overseep warning aos 340KIAS, mesmo à velocidade de cruzeiro. Daí que acho que deve existir qualquer coisa de errado.snaketutor Escreveu: Olá,
vai me desculpar mas acho que isso nao tem qualquer fundamento. Pois isto é o Flight simulator = voo simulado e no real isso é mesmo assim. à medida que se vai subindo o FL o mach pode continuar .78 e no entanto estar a 260/270 KIAS. isso nao tem nada haver. pois o importante aqui é o GS (Ground speed), pelo que nao acho correcto estar a alterar isso no fs.
É a minha opiniao.
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 344
- Registado: quinta out 16, 2008 12:00 am
Re: Limite do overspeed
penso que não exista nada de errado... é lógico, se queremos simular deve ser feito com rigor, o overspeed coloca riscos á aeronave em questão, dai nunca deve ser ultrapassado, até diria que perdíamos um bocado o simulador e seria passar a jogo quando o alteramos... mas cada um tem a sua ideia e a sua opinião eu concordo com o snake.
abraço
abraço
-
- Capitão
- Mensagens: 981
- Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am
Re: Limite do overspeed
Bem, o que estou a sugerir é uma correcção para um realismo maior.. Se nas informações oficiais do A320 vem que a velocidade de cruzeiro é de 470 KIAS e se no simulador o overspeed aparece a 340 KIAS, então o que está errado é o simulador. Logo, para um maior realismo, TEM de se alterar o que está ERRADO... 8)
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 128
- Registado: terça nov 18, 2008 12:00 am
Re: Limite do overspeed
A questão é mesmo essa. Eu não pretendo alterar o overspeed só porque não me apetece estar a ouvir o aviso. Concordo que se deva manter o realismo, até porque sou apologista disso mesmo. Daí que acho que um aviso de overspeed aos 340KIAS na altitude de cruzeiro não esteja correcto.
-
- Capitão
- Mensagens: 433
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Re: Limite do overspeed
Pois tenho de dizer que esta totalmente correcto!cpereira Escreveu:A questão é mesmo essa. Eu não pretendo alterar o overspeed só porque não me apetece estar a ouvir o aviso. Concordo que se deva manter o realismo, até porque sou apologista disso mesmo. Daí que acho que um aviso de overspeed aos 340KIAS na altitude de cruzeiro não esteja correcto.
Imagine eu em FL380 o meu overspeed comelça por exemplo nao sei bem aos 270/260 KIAS. e eu vou a 250KIAS, no entanto posso ter o GS de 500KNOTS por ter ventos de cauda.
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 115
- Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm
Re: Limite do overspeed
Exacto... é isso mesmo. Se a Ground Speed for muito elevada, ainda que voemos a uma IAS ou MACH baixa, o alarme irá soar e corre-se o risco do AIRCRAFT OVERSTRESSED...
Relativamente aos 340 KIAS é normal, pelo menos no meu caso, que soe o alarme se voar até um FL260. Para cima disso, por exemplo, a FL310, com o default B737-400 (FS9 lol) o limite de velocidade deve andar por volta dos 300 e qualquer coisa KIAS... É muito relativo.
Mas uma coisa é certa. Em situação alguma, esteja a 5 000 pés ou a 40 000 pés a velocidade indicada no PFD do A320 atinge os 450knts. Nunca. Esses 450knts da velocidade cruzeiro referem-se à TAS, que é um valor que, dependendo dos ventos, pode ser semelhante à GS. Estes dados vem o ND...
Outra coisa. IAS é indicated airspeed. TAS é true airspeed. A IAS pode andar muito longe da velocidade verdadeira devido aos ventos e à altitude.
Espero ter ajudado
Abraço
Bons voos
Relativamente aos 340 KIAS é normal, pelo menos no meu caso, que soe o alarme se voar até um FL260. Para cima disso, por exemplo, a FL310, com o default B737-400 (FS9 lol) o limite de velocidade deve andar por volta dos 300 e qualquer coisa KIAS... É muito relativo.
Mas uma coisa é certa. Em situação alguma, esteja a 5 000 pés ou a 40 000 pés a velocidade indicada no PFD do A320 atinge os 450knts. Nunca. Esses 450knts da velocidade cruzeiro referem-se à TAS, que é um valor que, dependendo dos ventos, pode ser semelhante à GS. Estes dados vem o ND...
Outra coisa. IAS é indicated airspeed. TAS é true airspeed. A IAS pode andar muito longe da velocidade verdadeira devido aos ventos e à altitude.
Espero ter ajudado
Abraço
Bons voos
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 115
- Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm
Re: Limite do overspeed
Sim. Penso que isso esta correcto. 340KIAS a FL350 deve dar um MACH .90!!!cpereira Escreveu:A questão é mesmo essa. Eu não pretendo alterar o overspeed só porque não me apetece estar a ouvir o aviso. Concordo que se deva manter o realismo, até porque sou apologista disso mesmo. Daí que acho que um aviso de overspeed aos 340KIAS na altitude de cruzeiro não esteja correcto.
Se olhar para o ND e procurar a GS e a TAS, esses valores devem estar bastante longe dos 457knts com 340KIAS!
Dependendo das condições atmosféricas, a velocidade deve andar entre os 260 e 280 KIAS numa altitude de superior a FL300. Isso dá um MACH .78 ou .80 e uma TAS de 450knts e um GS também semelhante.
O incorrecto seria ter um aviso de overspeed, a uma altitude de, sei lá, FL310, e GS de 340knts. Atenção que isto pode acontecer caso haja ventos contrários muito fortes e, claro, se tentar levar o aviao aos 450knts vai ter um aviso de overspeed porque vai precisar de bater um MACH superior ao .82
Como vê, isto é muito relativo. Depende muito da altitude a que se está e dos ventos. É necessário fazer sempre um "cross check" com as velocidades. Não podemos olhar cegamente só para os KIAS no PFD, ou só para MACH no PFD, ou só a GS no ND... É necessário contextualizar e usar todas as informações.
Os KIAS funcionam muito bem em baixas altitudes, porque se aproxima muita da GS. Quando começamos a subir e a passar os FL240, a informação dada pelos KIAS começa a ser "pouca", pois a nossa verdadeira velocidade começa a ser bastante superior.
Abraço
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 115
- Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm
Re: Limite do overspeed
A velocidade de cruzeiro nao pode ser 470 KIAS, mas antes 470knts... É muito diferente. 470 KIAS a um FL350 deve bater o MACH 1!Aviator_1 Escreveu:Bem, o que estou a sugerir é uma correcção para um realismo maior.. Se nas informações oficiais do A320 vem que a velocidade de cruzeiro é de 470 KIAS e se no simulador o overspeed aparece a 340 KIAS, então o que está errado é o simulador. Logo, para um maior realismo, TEM de se alterar o que está ERRADO... 8)
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 294
- Registado: sexta dez 28, 2007 12:00 am
Re: Limite do overspeed
Estão a fazer uma confusão dos diabos entre IAS e TAS.
Lá por a FL290 por ex. os PFD indicar 280Knts, a velocidade real é bastante superior! tanto que se repararem, a uma altitude baixa, o limite do Overspeed no A320 por exemplo é 330 KIAS( não sei, só estou a dar um valor para exempleficar), mas se subirem para FL350 por ex. Desce para 290 KIAS, mas se virem o GS ou TAS, devem estar bem acima dos 400Knts.
Lá por a FL290 por ex. os PFD indicar 280Knts, a velocidade real é bastante superior! tanto que se repararem, a uma altitude baixa, o limite do Overspeed no A320 por exemplo é 330 KIAS( não sei, só estou a dar um valor para exempleficar), mas se subirem para FL350 por ex. Desce para 290 KIAS, mas se virem o GS ou TAS, devem estar bem acima dos 400Knts.
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 344
- Registado: quinta out 16, 2008 12:00 am
Re: Limite do overspeed
DIN DIN IN DING....pede-se a comparência COM URGENCIA do futuro pilot Mércio Rodrigues, para chegar a este tópico para esclarecer o pessoal, visto estar uma grande confusão e futuras alterações de aviões. DIN DIN DING DONG
Força ai Mercio aa)
Força ai Mercio aa)
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 344
- Registado: quinta out 16, 2008 12:00 am
Re: Limite do overspeed
Noticia saída no jornal expresso online passo a citar:
"Está para breve a saída do novo Airbus este foi o ultimo anúncio da construtora europeia de aviões, este irá chamar-se Airbus A320E, será incorporado um novo tipo de motores e de estrutura capaz de atingir velocidades supersónicas, equiparadas ás do Concorde, o avião que originou vários problemas ao longo dos seus anos de uso.
Esta noticia ainda se encontra em desenvolvimento, qualquer actualização será devidamente referida"
http://aeiou.expresso.pt/
"Está para breve a saída do novo Airbus este foi o ultimo anúncio da construtora europeia de aviões, este irá chamar-se Airbus A320E, será incorporado um novo tipo de motores e de estrutura capaz de atingir velocidades supersónicas, equiparadas ás do Concorde, o avião que originou vários problemas ao longo dos seus anos de uso.
Esta noticia ainda se encontra em desenvolvimento, qualquer actualização será devidamente referida"
http://aeiou.expresso.pt/
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.