Olá boa tarde,
Auxiliary power unit, ou APU, é uma unidade independente e auxiliar geradora de eletricidade e energia pneumática, geralmente embarcada em aeronaves de médio ou grande-porte, composta por um gerador movido por uma pequena turbina alimentada com QAV - Querosene de Aviação, utilizada para dar partida nos motores principais e manter em atividade os sistemas elétricos e eletrônicos da aeronave ainda no solo, com os motores principais desligados. ( Wikipédia ) Também serve para manter o Ar Condicionado ligado até os motores serem ligados no PushBack. Acontece que se ficar-mos sem motores ou perdermos energia no cockpit no ar podemos ligar o APU que garante cerca de meia hora de energia auxiliar alternativa.
Quanto á outra turbina pequena creio que só alguns aviões têm como o 767 e o 777 garante uma autonomia de 12min e só para os instrumentos básicos de navegação.
Bons Voos
APU???
Moderadores: Comandante, ATC
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- Capitão
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Re: APU???
Parabens boa explicaçãoSushi Escreveu:Olá boa tarde,
Acontece que se ficar-mos sem motores ou perdermos energia no cockpit no ar podemos ligar o APU que garante cerca de meia hora de energia auxiliar alternativa.
Bons Voos
so um promenor
dizes:
Acontece que se ficar-mos sem motores ou perdermos energia no cockpit no ar podemos ligar o APU que garante cerca de meia hora de energia auxiliar alternativa.
a energia podemos uzar em qualquer situação mas em caso de falha o apu bleed e tambem ligado pra fornecer enrgi pneumatica e esta so se pode uzar abaixo dos 20000 (FL20)
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- 2º Oficial
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- Registado: quarta jun 17, 2009 12:35 pm
Re: APU???
Boas
Ponham lá as ideias em ordem 8O
APU: Auxiliary Power Unit - Unidade de Potência Auxiliar
Fornece energia eléctrica ao avião quando o mesmo não tem os motores em marcha, ou não está ligado a um GPU (Ground Power Unit - External Power). Fornece 115 VAc trifásicos
Em vôo no caso de falha de um dos geradores, o APU pode ser ligado para alimentar electricamente o barramento que deixou de ter corrente electrica. (O funcionamento do APU é limitado em altitude).
Fornece pressão pneumática para o funcionamento do sistema de ar condicionado, quando os motores não estão em marcha. Essa mesmo pressão também é utilizada para o arranque dos motores. A função pneumatica do APU pode ser utilizada em vôo, mas limitada em altitude.
Apenas para conhecimento geral: (Referência A320FAM - A318/319/320/321)
Operação no chão:
Fornecimento de ar pneumático para o arranque dos motores e para o sistema de ar condicionado em altitude compreendida entre -1000 ft e 9200 ft.
Operação em vôo:
Fornecimento de ar pneumático até aos 20000 ft
Arranque do APU:
É possivel arrancar o APU com os T/R's (Transformer Rectifiers) até aos 39000 ft
Com baterias apenas o arranque é possivel até aos 25000 ft
Imagem A320
Ventoinha
Conhecida no meio aeronautico como RAT (Ram Air Turbine) (Pelo que conheço (profissinalmente) todos os aviões da Airbus possuem RAT)
Não é mais que um gerador de pressão hidraulica que funciona por ar de imapacto. Fornece pressão hidraulica para os actuadores, dos comandos de vôo primários, operados pelo sistema hidraulico azul (A320FAM), no caso de falha dos 3 sistemas hidraulicos principais(3 sistemas nos Airbus - Verde, Azul, Amarelo).
Essa mesma pressão hidraulica é também utilizada por um pequeno motor/gerador (A pressão hidraulica faz movimentar o motor que por sua vez arrasta o gerador. Produz 115 VAc monofásicos.
Imagem A320
Se tiverem mais alguma dúvida não hesitem em perguntar, afinal ninguem nasce ensinado
Fly High & Take Care
Sparky
Ponham lá as ideias em ordem 8O
APU: Auxiliary Power Unit - Unidade de Potência Auxiliar
Fornece energia eléctrica ao avião quando o mesmo não tem os motores em marcha, ou não está ligado a um GPU (Ground Power Unit - External Power). Fornece 115 VAc trifásicos
Em vôo no caso de falha de um dos geradores, o APU pode ser ligado para alimentar electricamente o barramento que deixou de ter corrente electrica. (O funcionamento do APU é limitado em altitude).
Fornece pressão pneumática para o funcionamento do sistema de ar condicionado, quando os motores não estão em marcha. Essa mesmo pressão também é utilizada para o arranque dos motores. A função pneumatica do APU pode ser utilizada em vôo, mas limitada em altitude.
Apenas para conhecimento geral: (Referência A320FAM - A318/319/320/321)
Operação no chão:
Fornecimento de ar pneumático para o arranque dos motores e para o sistema de ar condicionado em altitude compreendida entre -1000 ft e 9200 ft.
Operação em vôo:
Fornecimento de ar pneumático até aos 20000 ft
Arranque do APU:
É possivel arrancar o APU com os T/R's (Transformer Rectifiers) até aos 39000 ft
Com baterias apenas o arranque é possivel até aos 25000 ft
Imagem A320
Ventoinha
Conhecida no meio aeronautico como RAT (Ram Air Turbine) (Pelo que conheço (profissinalmente) todos os aviões da Airbus possuem RAT)
Não é mais que um gerador de pressão hidraulica que funciona por ar de imapacto. Fornece pressão hidraulica para os actuadores, dos comandos de vôo primários, operados pelo sistema hidraulico azul (A320FAM), no caso de falha dos 3 sistemas hidraulicos principais(3 sistemas nos Airbus - Verde, Azul, Amarelo).
Essa mesma pressão hidraulica é também utilizada por um pequeno motor/gerador (A pressão hidraulica faz movimentar o motor que por sua vez arrasta o gerador. Produz 115 VAc monofásicos.
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Sparky
Última edição por Sparky em sexta jun 26, 2009 7:04 pm, editado 2 vezes no total.
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- 1º Oficial
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- Registado: terça abr 07, 2009 3:50 pm
Re: APU???
Excelente post review Sparky
Well done aa)
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