Calcular combustível a utilizar
Moderadores: Comandante, ATC
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Calcular combustível a utilizar
Olá a todos!
Gostaria de saber qual a forma de cálculo do combustível a utilizar durante um voo.
Utilizam algum programa ou fazem o cálculo manualmente?
Obrigado,
Sat
Gostaria de saber qual a forma de cálculo do combustível a utilizar durante um voo.
Utilizam algum programa ou fazem o cálculo manualmente?
Obrigado,
Sat
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- Capitão
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Boas...Pensei duas vezes antes de te responder darivado do teu nome e de seres daqui do porto xP...nao va eu encontrar o diabo LOL.
BEm geralmente eu faco por cabeça visto que sei a autonomia dos avioes e por causa da experiencia da volta ao mundo. Por exemplo 50% Para fazeres um voo de 400milhas num 737 chega. Se for num 747 nao precisas de tanto, ate arrisco me a dizer que chega 25% porque aquilo e tanques que nunca mais acabam mas pelo sim pelo nao tens sitios onde podes ver isso.
BEm geralmente eu faco por cabeça visto que sei a autonomia dos avioes e por causa da experiencia da volta ao mundo. Por exemplo 50% Para fazeres um voo de 400milhas num 737 chega. Se for num 747 nao precisas de tanto, ate arrisco me a dizer que chega 25% porque aquilo e tanques que nunca mais acabam mas pelo sim pelo nao tens sitios onde podes ver isso.
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- 1º Oficial
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Ironhide Escreveu:Boas...Pensei duas vezes antes de te responder darivado do teu nome e de seres daqui do porto xP...nao va eu encontrar o diabo LOL.
BEm geralmente eu faco por cabeça visto que sei a autonomia dos avioes e por causa da experiencia da volta ao mundo. Por exemplo 50% Para fazeres um voo de 400milhas num 737 chega. Se for num 747 nao precisas de tanto, ate arrisco me a dizer que chega 25% porque aquilo e tanques que nunca mais acabam mas pelo sim pelo nao tens sitios onde podes ver isso.
Boas,
Não há que ter medo... é apenas o meu nickname, assim como o teu é Ironhide.
De qualquer das formas encontrei na internet um ficheiro de excel para cálculo de combustivel para quem gosta de voar com Airbus.
Podem fazer download aqui.
Cumprimentos,
Sat
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- Capitão
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Re: Calcular combustível a utilizar
Bom dia a todos,Satanas Escreveu:Olá a todos!
Gostaria de saber qual a forma de cálculo do combustível a utilizar durante um voo.
Utilizam algum programa ou fazem o cálculo manualmente?
Obrigado,
Sat
Satanas, de um modo geral para uso no FS em que não há necessidade de cálculos precisos uma vez que se trata de um game, a prática constante vai nos indicar com uma boa margem de segurança a quantidade de combustível a ser colocada nos tanques para duração de cada vôo e para cada tipo de aeronave, sempre tendo em mente que quanto mais longo for o vôo, menos carga paga poderá ser levada, e vice-versa.
O FSX e se não me engano alguns anteriores já fornecem uma estimativa de consumo de combustível que será queimado durante o vôo, logo após o preenchimento do planejador de rota, embora não seja confiável uma vez que só considera a parcela a ser usada durante o vôo nivelado sem considerar as necessárias para o táxi, para a subida até o nível pretendido de vôo, nem a influência dos ventos ao longo da rota. Usar os valores indicados pelo FS, via de regra termina em pane seca.
Vamos imaginar um vôo de 2 horas com um B737 em velocidade econômica (0.72 Mach), no FL 300 e com ventos variáveis.
Como exemplo prático vamos fazer um cálculo simplificado para determinar o combustível necessário, com valores que costumo usar:
Combustível para a subida até o FL 300 = 3 mil libras;
Combustível durante o vôo nivelado, descida e aproximação = 2 horas x (2 turbinas x 4.8 mil libras/hora) = 19.2 mil libras;
Sub-total = 22.2 mil libras;
Previsão para as manobras de taxiamento + possível Go Around + Reserva = +/- 8 mil libras (esse deverá ser o peso aproximado de combustível restante ao desligar as turbinas no gate do aeroporto de destino. Afinal ninguém vai pretender chegar ao destino com combustível zero.
Total a abastecer no aeroporto de origem = 3.0 + 19.2 + 8 = 30.2 mil libras ~ 31 mil libras.
Nos vôos reais o consumo de combustível depende, entre outros fatores, da temperatura do ar, velocidade e altitude da aeronave, intensidade e direção dos ventos ao longo da rota, nenhum dos quais é inteiramente previsível. Além disso o consumo também depende do peso total da aeronave que varia conforme o combustível vai sendo queimado. Mas isso é assunto para um outro tópico se houver interesse dos usuários.
Edit: Oops...Erro na soma...
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Re: Calcular combustível a utilizar
Boas pessoal.
Como sabem ainda sou novo nestas andanças, e tenho vindo aprender aos poucos e devagarinho e uma das perguntas que me fazia era esta mesmo, entretanto e antes de ver aqui este tópico tinha pesquisado na net este mesmo tema, onde encontrei o calculo de combustível para varias aeronaves, e com este que eu me tenho regulado para fazer alguns voos mais longos.
Até agora tem corrido bem, por isso deixo ai para vocês comentarem.
Conteúdo do tópico do fórum IVAO-BR, iniciado por Rodolfo Strunkis (IVAO 229854), e complementado por vários outros membros da IVAO-BR.
Fonte: http://br.forum.ivao.aero/index.php?topic=133503.0
Por Rodolfo Strunkis:
Boa pessoal, para algumas pessoas assim como eu, que não sou piloto real, achar as tabelas de consumo de algumas aeronaves é bem difícil. Criei esse tópico pra passar o consumo de algumas aeronaves, e quem quiser contribuir também, será ótimo.
Alguns desses consumos foram obtidos com alguns amigos meus.
Agradecimentos:
Flávio Medeios
Guilherme Ali
Patrick Cramer
Salomão Vanderlei
Preciso muito saber o do Cessna, Paulistinha e Boeiro.
Vlw !
Segue abaixo:
B767 = 5.200kg/h
B777 = 7.500kg/h
A319/320/321 = 2.700kg/h
A330 = 5.500kg/h
A340 = 7.500kg/h
Baron 58 = 70 l/h
Bonanza = 65 l/h
B737-700 = 2.500kg/h
B737-800 = 2.550kg/h
B737-300 = 2.200kg/h
DHC-6 = 220
ATR = 650kg/h
MD-11 = 8.000kg/h
EMB-120 = 600kg/h
747 = 9.500kg/h
727 = 5.670kg/h
King Air B200: 320 kg/h
ERJ-135LR: 1000 kg/h
ERJ-145LR: 1050 kg/h
ERJ-145XR: 1100 kg/h
Aeroboero: 25L/h
DC-10-30 (GE): 10.500 KG/H
Cessna 150 COMUTTER: 20L/h
Baron58 – 30 galões/h
B200 – 600 libras/h
C130 – F230 300KTS – 1500 Kg – Captain Sim
C208 – A035 170KTS – 0180 Kg – Wilco
B350 – F250 300KTS – 0385 Kg – Default
BE9L – A035 220KTS – 0180 Kg – Default
C550 – F370 M.65 – 0350 Kg – Eaglesoft
C750 – F400 M.85 – 0750 Kg – Eaglesoft
B763 – F360 M.80 – 4800 Kg – SMS
B772 – F370 M.83 – 7500 Kg – SMS
B772ER – F390 M.84 – 8000 Kg – SMS
B772LR – F380 M.84 – 9000 Kg – SMS
B773 – F380 M.84 – 7900 Kg – SMS
A320 – F380 M.78 – 2800 Kg- SMS
A319 – F390 M.78 – 2900 Kg- SMS
MD11- F380 M.83 – 7200 Kg- SMS
B767 = 5.200kg/h – LEVELD.
B777 = 7.500kg/h – PSS.
A319/320/321 = 2.700kg/h – iFDG + PSS.
A330 = 5.500kg/h – PSS.
A340 = 7.500kg/h – PSS.
Baron 58 = 70 l/h – Default.
Bonanza = 65 l/h – Carenado.
B737-700 = 2.500kg/h – PMDG.
B737-800 = 2.550kg/h – PMDG.
B737-300 = 2.200kg/h – Wilco.
DHC-6 = 220kg/h – Lago.
ATR = 650kg/h – Flight1.
MD-11 = 8.000kg/h – PMDG.
EMB-120 = 600kg/h – Project Embrar.
747-400 = 9.500kg/h – PMDG.
727 = 5.670kg/h – DF.
PA31 Cheyenne – Digital Aviation = 300kg/h
E-120 Brasilia: 1ª Hora – 500 Kg/h / 2ª Hora em diante – 400 Kg/h
Consumo de primeira hora x Consumo de cruzeiro:
Existe o chamado “consumo de primeira hora”, ou seja, neste consumo voce usa potência de decolagem, manete a frente para subida e depois atinge o FL de cruzeiro, ai então seu consumo cai bastante ! imagine-se em um voo de 4 horas, se calcular somente os “2500 kg/h” seu total será de 10 mil kg. agora pela regra real, calcula-se 5000 kgs na primeira hora e 2500 kg/h nas demais horas, portanto, seu consumo de autonomia regulamentar seria 12500 Kg/h (A320).
Boa pessoal,
Venho por meio deste tópico, ajudar quem não tem conhecimento como se calcular combustível para um vôo:
Eu uso aqui: Para o Boeing 737-800 2550kg/h e para o 700 2500kg/h
Dados do vôo: GLO1562 B737/M SBSP0050 N0441 330 UW63 SBRJ0040 EQPT/W
Calculando:
A(orig)+B(dest)+10%+C(altn)+30 min.
Um vôo de SBSP-SBRJ leva aproximadamente: 40 Minutos. (SBRJ0040)
Vamos usar o B737-700:
A primeira coisa saber, é quanto ele gasta por minuto:
2500/60 = 41. Agora fica fácil, então vamos lá:
41*40 = 1640kg +10% disso = 1804kg (OBS: 41= o que ele gasta por minuto, 40 = tempo de vôo SBSP-SBRJ)
Logo nosso combustível de A para B vai ser: 1804kg. agora precisamos ver para nossa alternativa, que no caso vai ser Confins (SBCF)
B+C, Vôo de SBRJ-SBCF leva aproximadamente: 45 Min.
Mesma coisa: 41*45=1845kg, agora basta somar:
1.640+1.845= 3485kg
Precisamos adicionar agora + 30 minutos:
41*30 = 1.230kg
É só somar tudo: 4.715kg
Agora pega o 4.715/2 = 2.357kg em cada asa.
Nesse calculo eu sempre adiciono mais 200kg para o taxi.
Conforme o RBHA – Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica.
===============
Achando o MFOD (Minimum Fuel Over Destination.)
Esse valor é preenchido no campo reserva do FMC.
O MFOD, É encontrado na somo de: B -> C + 30 Min.
B > C = 1.845kg
+ 30 (reserva) = 1.230
Soma: 1.845+1.230 = 3075 só inserir no FMC 3.0
Achando nossa autonomia: 40(vôo SP-RJ)+45(RJ-CNF)+30(Reserva)+200kg pro taxi, que da mais ou menos uns 5 minutos. O resultado é nossa autonomia.
É isso aê.
Ps.: Não sou piloto real, sou mero entusiasta. Qualquer comentário é bem vindo.
Abs!
Rodolfo
Como sabem ainda sou novo nestas andanças, e tenho vindo aprender aos poucos e devagarinho e uma das perguntas que me fazia era esta mesmo, entretanto e antes de ver aqui este tópico tinha pesquisado na net este mesmo tema, onde encontrei o calculo de combustível para varias aeronaves, e com este que eu me tenho regulado para fazer alguns voos mais longos.
Até agora tem corrido bem, por isso deixo ai para vocês comentarem.
Conteúdo do tópico do fórum IVAO-BR, iniciado por Rodolfo Strunkis (IVAO 229854), e complementado por vários outros membros da IVAO-BR.
Fonte: http://br.forum.ivao.aero/index.php?topic=133503.0
Por Rodolfo Strunkis:
Boa pessoal, para algumas pessoas assim como eu, que não sou piloto real, achar as tabelas de consumo de algumas aeronaves é bem difícil. Criei esse tópico pra passar o consumo de algumas aeronaves, e quem quiser contribuir também, será ótimo.
Alguns desses consumos foram obtidos com alguns amigos meus.
Agradecimentos:
Flávio Medeios
Guilherme Ali
Patrick Cramer
Salomão Vanderlei
Preciso muito saber o do Cessna, Paulistinha e Boeiro.
Vlw !
Segue abaixo:
B767 = 5.200kg/h
B777 = 7.500kg/h
A319/320/321 = 2.700kg/h
A330 = 5.500kg/h
A340 = 7.500kg/h
Baron 58 = 70 l/h
Bonanza = 65 l/h
B737-700 = 2.500kg/h
B737-800 = 2.550kg/h
B737-300 = 2.200kg/h
DHC-6 = 220
ATR = 650kg/h
MD-11 = 8.000kg/h
EMB-120 = 600kg/h
747 = 9.500kg/h
727 = 5.670kg/h
King Air B200: 320 kg/h
ERJ-135LR: 1000 kg/h
ERJ-145LR: 1050 kg/h
ERJ-145XR: 1100 kg/h
Aeroboero: 25L/h
DC-10-30 (GE): 10.500 KG/H
Cessna 150 COMUTTER: 20L/h
Baron58 – 30 galões/h
B200 – 600 libras/h
C130 – F230 300KTS – 1500 Kg – Captain Sim
C208 – A035 170KTS – 0180 Kg – Wilco
B350 – F250 300KTS – 0385 Kg – Default
BE9L – A035 220KTS – 0180 Kg – Default
C550 – F370 M.65 – 0350 Kg – Eaglesoft
C750 – F400 M.85 – 0750 Kg – Eaglesoft
B763 – F360 M.80 – 4800 Kg – SMS
B772 – F370 M.83 – 7500 Kg – SMS
B772ER – F390 M.84 – 8000 Kg – SMS
B772LR – F380 M.84 – 9000 Kg – SMS
B773 – F380 M.84 – 7900 Kg – SMS
A320 – F380 M.78 – 2800 Kg- SMS
A319 – F390 M.78 – 2900 Kg- SMS
MD11- F380 M.83 – 7200 Kg- SMS
B767 = 5.200kg/h – LEVELD.
B777 = 7.500kg/h – PSS.
A319/320/321 = 2.700kg/h – iFDG + PSS.
A330 = 5.500kg/h – PSS.
A340 = 7.500kg/h – PSS.
Baron 58 = 70 l/h – Default.
Bonanza = 65 l/h – Carenado.
B737-700 = 2.500kg/h – PMDG.
B737-800 = 2.550kg/h – PMDG.
B737-300 = 2.200kg/h – Wilco.
DHC-6 = 220kg/h – Lago.
ATR = 650kg/h – Flight1.
MD-11 = 8.000kg/h – PMDG.
EMB-120 = 600kg/h – Project Embrar.
747-400 = 9.500kg/h – PMDG.
727 = 5.670kg/h – DF.
PA31 Cheyenne – Digital Aviation = 300kg/h
E-120 Brasilia: 1ª Hora – 500 Kg/h / 2ª Hora em diante – 400 Kg/h
Consumo de primeira hora x Consumo de cruzeiro:
Existe o chamado “consumo de primeira hora”, ou seja, neste consumo voce usa potência de decolagem, manete a frente para subida e depois atinge o FL de cruzeiro, ai então seu consumo cai bastante ! imagine-se em um voo de 4 horas, se calcular somente os “2500 kg/h” seu total será de 10 mil kg. agora pela regra real, calcula-se 5000 kgs na primeira hora e 2500 kg/h nas demais horas, portanto, seu consumo de autonomia regulamentar seria 12500 Kg/h (A320).
Boa pessoal,
Venho por meio deste tópico, ajudar quem não tem conhecimento como se calcular combustível para um vôo:
Eu uso aqui: Para o Boeing 737-800 2550kg/h e para o 700 2500kg/h
Dados do vôo: GLO1562 B737/M SBSP0050 N0441 330 UW63 SBRJ0040 EQPT/W
Calculando:
A(orig)+B(dest)+10%+C(altn)+30 min.
Um vôo de SBSP-SBRJ leva aproximadamente: 40 Minutos. (SBRJ0040)
Vamos usar o B737-700:
A primeira coisa saber, é quanto ele gasta por minuto:
2500/60 = 41. Agora fica fácil, então vamos lá:
41*40 = 1640kg +10% disso = 1804kg (OBS: 41= o que ele gasta por minuto, 40 = tempo de vôo SBSP-SBRJ)
Logo nosso combustível de A para B vai ser: 1804kg. agora precisamos ver para nossa alternativa, que no caso vai ser Confins (SBCF)
B+C, Vôo de SBRJ-SBCF leva aproximadamente: 45 Min.
Mesma coisa: 41*45=1845kg, agora basta somar:
1.640+1.845= 3485kg
Precisamos adicionar agora + 30 minutos:
41*30 = 1.230kg
É só somar tudo: 4.715kg
Agora pega o 4.715/2 = 2.357kg em cada asa.
Nesse calculo eu sempre adiciono mais 200kg para o taxi.
Conforme o RBHA – Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica.
===============
Achando o MFOD (Minimum Fuel Over Destination.)
Esse valor é preenchido no campo reserva do FMC.
O MFOD, É encontrado na somo de: B -> C + 30 Min.
B > C = 1.845kg
+ 30 (reserva) = 1.230
Soma: 1.845+1.230 = 3075 só inserir no FMC 3.0
Achando nossa autonomia: 40(vôo SP-RJ)+45(RJ-CNF)+30(Reserva)+200kg pro taxi, que da mais ou menos uns 5 minutos. O resultado é nossa autonomia.
É isso aê.
Ps.: Não sou piloto real, sou mero entusiasta. Qualquer comentário é bem vindo.
Abs!
Rodolfo
Última edição por suomy em sexta nov 11, 2011 7:50 am, editado 1 vez no total.
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- Administrador
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am
Re: Calcular combustível a utilizar
É muito útil essa informação.
Caso seja copiado convinha dizer de onde foi retirado.
Caso seja copiado convinha dizer de onde foi retirado.
-
- Oficial
- Mensagens: 188
- Registado: terça ago 30, 2011 7:56 pm
Re: Calcular combustível a utilizar
Sim, como tinha dito ,pesquisei e encontrei esses cálculos.
Então vou editar de novo e colocar de onde e quem o fez.
Então vou editar de novo e colocar de onde e quem o fez.
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- Administrador
- Mensagens: 2402
- Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am
Re: Calcular combustível a utilizar
Os planos de voo FSP já têm combustivel calculado é só inserir no FS.
-
- Oficial
- Mensagens: 188
- Registado: terça ago 30, 2011 7:56 pm
Re: Calcular combustível a utilizar
Sim para esses ta-se bem, mas eu tenho feito alguns charters de longo curso e precisava de algum assim , apesar de ai nessa lista não mencionar os ifly, mas tenho colocado o mesmo gasto igual aos da PMDG.
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- Oficial
- Mensagens: 188
- Registado: terça ago 30, 2011 7:56 pm
Re: Calcular combustível a utilizar
Boas.
Novamente sobre esta matéria faço uma pergunta.
Ontem fiz um voo de LPPT - KLAX (11horas de voo) e segui o plano de voo como foi sugerido, combustível, peso, altitude e cust index mas quando esta a 600 nm fiquei sem combustível será que me podem ajudar o que terá corrido mal ?
O avião foi o 767-300 Level D onde não tenho ainda muita pratica, fiz 3 ou 4 voos offline para ir conhecendo melhor o avião.
Obrigado.
Novamente sobre esta matéria faço uma pergunta.
Ontem fiz um voo de LPPT - KLAX (11horas de voo) e segui o plano de voo como foi sugerido, combustível, peso, altitude e cust index mas quando esta a 600 nm fiquei sem combustível será que me podem ajudar o que terá corrido mal ?
O avião foi o 767-300 Level D onde não tenho ainda muita pratica, fiz 3 ou 4 voos offline para ir conhecendo melhor o avião.
Obrigado.
-
- Capitão
- Mensagens: 2376
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Re: Calcular combustível a utilizar
Boas,
O combustivel que vinha estipulado no plano de voo era mesmo para o 767 ou era para outro avião??
O combustivel que vinha estipulado no plano de voo era mesmo para o 767 ou era para outro avião??
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- Oficial
- Mensagens: 188
- Registado: terça ago 30, 2011 7:56 pm
Re: Calcular combustível a utilizar
Era para o 767.
Ainda abocado fui fazer novo voo, agora de LPPT para LPPR com o mesmo avião e depois de colocar a rota deu-me a mensagem de insuficiência de combustível.
Ainda abocado fui fazer novo voo, agora de LPPT para LPPR com o mesmo avião e depois de colocar a rota deu-me a mensagem de insuficiência de combustível.
-
- Capitão
- Mensagens: 2376
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Re: Calcular combustível a utilizar
Partindo do principio que não vais sempre "prego a fundo" a unica hipotese que vejo é o plano de voo para Newark ter sido criado com o combustivel errado ou ilimitado, dando assim um erro que também não fará muito sentido. Estive a ver o teu log (LPPT-LPFR) e descolaste com 11694kgs de combustivel o que equivale a (aproximadamente) 13% da capacidade total do avião uma vez que ele pode levar um total de 90770 kgs de combustivel e aterraste com 7% do combustivel faz com que seja normal que ele se tenha queixado. Acontece que, neste caso, o aviso que o FSX dá é de Insuficient Fuel, quando na realidade devia avisar Low Fuel, o que são coisas diferentes, como deves imaginar, uma vez que o primeiro nos deveria informar que o combustivel não chega para o voo e o segundo devia avisar que o nivel de combustivel no avião é baixo. Desta forma o log para LPFR parece-me correcto uma vez que na realidade o combustivel gasto até foi menos de metade do total a bordo antes da descolagem. Quanto ao outro voo, lembraste do numero do Plano de voo??